Notas

Autora carioca vence a 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo

Change Size Text
Autora carioca vence a 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo Foto: Alexandre Vargas/Divulgação

A 1ª Bienal de Dramaturgia do Brasil aconteceu na cidade de Triunfo. O evento foi dividido em fases, a primeira etapa realizou um Concurso Nacional de Dramaturgia, e a segunda etapa, com painéis, seminários, workshops que foi realizado entre 23 a 27 de novembro.

As atividades envolveram cerca de cinquenta convidados de diversos estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Buenos Aires, Grécia, Inglaterra e Noruega.

A 1ª Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo, tornou-se ponto de confluência de destacados dramaturgos, artistas, pesquisadores e estudantes de distintos contextos de produção dramatúrgicas do Brasil.

Os temas envolveram a dramaturgia do homem negro brasileiro, a dramaturgia das máquinas, encontros e bifurcações entre dramaturgia e performance, a dramaturgia de Qorpo-Santo, a dramaturgia de Nelson Rodrigues, a dramaturgia das mulheres negras e brasileiras, a dramaturgia de Brecht, a dramaturgia contemporânea no Brasil, o público-autor, dramaturgia sonora, a dramaturgia na perspectiva de um curador de artes cênicas, dramaturgos, contemporâneos e brasileiros, os dramaturgos e a dramaturgia do Rio Grande do Sul, o panorama temático da dramaturgia brasileira nas últimas décadas, a errática escrita dacriação teatral, a dramaturgia feminina do Rio Grande do Sul, entre outros temas.

A ganhadora do concurso nacional de dramaturgia Qorpo-Santo foi a autora, roteirista, diretora e performer carioca, radicada em São Paulo, Luiza Prado, com a obra Ritual de Separação. A autora concorreu com mais de cento e dez textos de todo o Brasil, além de ter o texto publicado, ganhará um prêmio de R$ 10.000.

Autoridade, artistas e jornalistas estiveram presentes na abertura e no encerramento do evento, a Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo, a Diretora de Artes e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul Ana Fagundes, o Gerente de Relações Institucionais da Braskem Daniel Flaicer, o Prefeito de Triunfo Murilo Machado, a Secretária de Cultura de Triunfo Ivete Stasczak e familiares
de Qorpo-Santo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?