Cultura | Educação | Notas

Capacitação gratuita para produção de eventos culturais está com inscrições abertas

Change Size Text
Capacitação gratuita para produção de eventos culturais está com inscrições abertas Rafaela Pavin. Foto: Diogo Zanatta/Divulgação

O projeto de capacitação online gratuita para Eventos Culturais: da Criação ao Negócio, lançado no dia 27 de maio, está com inscrições abertas até 13 de junho. As atividades acontecem pelo zoom em três finais de semana – nos dias 18, 19, 20 e 25, 26, 27 de junho e 02, 03 e 04 de julho. Às sextas-feiras as aulas são das 19h às 22h; aos sábados, das 13h às 19h e domingos, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, o projeto é dirigido a todos os segmentos do setor e oferece 600 vagas para pessoas da região RF9. 

Ministradas por mulheres com atuação e reconhecimento no segmento cultural e de entretenimento, as aulas priorizam temas que envolvem os processos de organização de um evento: A Cultura como Negócio, Criação e Gerenciamento do Projeto, Curadoria, Acessibilidade, Assessoria de Imprensa, Marketing, Estrutura, Direção Técnica, Logística, Palco, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas, Patrocínio para Eventos Públicos, Privados e Online. Durante a capacitação, os participantes podem integrar um grupo permanente para compartilhar informações e saberes, consultorias espontâneas, rede de apoio e conexão entre municípios através desses agentes culturais.

O objetivo é estimular e capacitar quem faz parte da cena cultural, gestores públicos ou privados, agentes e líderes comunitários, trabalhadores com dificuldades de acesso à formação e capacitação, pessoas com deficiência – se necessário, as aulas terão acessibilidade comunicacional (havendo PCD inscrita) – indígenas, comunidade LGBTQIA+. A meta é alcançar públicos diversos e com dificuldades de acesso à formação, fomentando as iniciativas neste campo de atuação.

Adriana Mentz Martins, Bia Wetzel, Bina Zanette, Daniela Lopes, Gisele Jordão, Graciela Zunino, Lelei Teixeira, Lidu Figueiredo, Lígia Petrucci, Luciana Falcão, Marcia Caspary são as profissionais que vão conduzir as aulas. A produtora, gestora, ativista cultural e cineclubista Rafaela Pavin é a proponente do projeto.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?