Notas

Casa de Cultura Mario Quintana traz programação especial no Mês da Visibilidade Trans

Change Size Text
Casa de Cultura Mario Quintana traz programação especial no Mês da Visibilidade Trans Gloria Crystal. Foto: Gerson Roldo/Divulgação

As expressões da diversidade, permanentemente em pauta nas atividades da Casa de Cultura Mario Quintana recebem destaque no mês em que se celebra no Brasil o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro).

Criada em 2004, a data assinala a primeira vez em que travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional para reivindicar atenção dos parlamentares às políticas de igualdade. Na ocasião, foi lançada a campanha nacional “Travesti e Respeito” – a primeira organizada por transexuais para a promoção do respeito e da cidadania.

“O mês de janeiro intensifica os esforços em dar visibilidade às lutas e amplificar a voz das pessoas trans, reafirmando a importância de manter e ampliar espaços para a expressão de artistas transexuais”, destaca Diego Groiman, diretor da CCMQ. “As atividades do Mês da Visibilidade Trans ressaltam o caráter institucional do combate à transfobia e dos esforços do poder público em garantir e reverberar a expressão de artistas ativistas da causa”, acrescenta Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Para a articulação das atividades do Mês da Visibilidade Trans, a Casa de Cultura convidou o ator e ativista Gustavo Deon, homem trans, que comanda a série Conversações e o Sarau Poético, além de integrar o júri do concurso fotográfico In-Transferível.

A série Conversações recebe Glória Crystal no dia 21 de janeiro, às 20h, ativista da geração precursora dos movimentos pela liberdade das pessoas trans. No dia 28, no mesmo horário, Deon recebe Lau Graef para falar sobre a questão da invisibilidade do homem trans.

A cantora Valéria Barcellos recebe Diva Menner no Casa Virtual especial, que acontece no dia 30 de janeiro, às 21h, encerrando as celebrações do Mês da Visibilidade Trans. A pernambucana foi a primeira cantora trans a participar do The Voice Brasil.

Diva Menner. Foto: Gabriel Ferreira/Divulgação

A programação será transmitida pelo Instagram @ccmarioquintana.  

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?