Cinema | Notas

Documentário “Mby’á Nhendu – O Som do Espírito Guarani” é exibido em comunidade indígena de Maquiné

Change Size Text
Documentário “Mby’á Nhendu – O Som do Espírito Guarani” é exibido em comunidade indígena de Maquiné Foto: Ana Letícia Meira Schweig/Divulgação

O dia 29 de janeiro de 2022 vai ficar na memória para o povo Mby’á Guarani. Além de terem realizado um encontro entre três comunidades do Rio Grande do Sul, que marcava os cinco anos da retomada do território na cidade de Maquiné, também foi exibido o filme-documentário Mby’á Nhendu – O Som do Espírito Guarani.

Nesta quinta-feira (3/2), o filme estará disponível no canal de YouTube do Coletivo Comunicação Kuery, seguido de comentários do diretor Gerson Karaí Gomes.

O curta-metragem, que foi exibido na escola da aldeia Tekoa Ka’aguã Porã, mostra os ensinamentos e a relevância da sonoridade no universo musical Mbyá Guarani. Foi apresentado em primeira mão, justamente, para quem o ajudou a registrar a riqueza da cultura indígena na música. Dirigido pelo cineasta, também indígena, Gerson Karaí Gomes, a obra foi produzida em 2021 e finalizada em janeiro de 2022. Trata-se de um filme viabilizado pelo edital Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura), Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Lei 13.490/2010.

Gomes, com a colaboração do coletivo Comunicação Kuery e a co-produção da Blue Bucket Films e Tela Indígena, captou entrevistas com as lideranças das três aldeias participantes (duas de Maquiné e uma de Camaquã) e percorreu um pensamento comum entre eles: o respeito pelas reflexões sobre religiosidade, política e meio ambiente que estão presentes na música dos Mbyá. 

Nessa localidade, são 60 hectares e cerca de 75 indígenas que vivem de tudo o que plantam ou criam. Cerca de 80% de seu sustento é viabilizado no local. O cacique André Benites informa que, aos poucos, está conseguindo ter melhorias no local, inclusive a escola e a estrutura geral das casas construídas por eles mesmos.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?