Cultura | Edital | Notas

Edital Ancestralidades é voltado à pesquisa em ciência e tecnologia a partir da perspectiva dos saberes afro-brasileiros

Change Size Text
Edital Ancestralidades é voltado à pesquisa em ciência e tecnologia a partir da perspectiva dos saberes afro-brasileiros Foto: Divulgação

Dando luz às perspectivas dos saberes ancestrais da população negra brasileira, dentro do campo da ciência e da tecnologia, o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal abre de 7 de junho, às 10h, até às 23h59 do dia 20 do mesmo mês, as inscrições para o edital inserido no programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022 – Ciências e tecnologias em perspectiva com os saberes afro-brasileiros.

O projeto é direcionado para pessoas físicas pretas e pardas maiores de 18 anos, com pesquisas concluídas ou em andamento dentro da proposta central, ligadas ou não à academia.

O edital Ancestralidades é aberto a projetos divididos nas categorias Pesquisa em Andamento e Pesquisa Concluída. Os interessados podem fazer inscrições nos dois segmentos, separadamente, mas o regulamento não possibilita a premiação de mais de um trabalho da mesma pessoa. Ao todo, serão contemplados até 12 projetos – os selecionados na primeira categoria receberão R$ 10 mil, cada um, e R$ 15 mil os da outra. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas no link que dá acesso direto ao edital dentro da plataforma Ancestralidades.

Este programa é um dos primeiros grandes desdobramentos da plataforma Ancestralidades, lançada em novembro de 2021 pelas duas instituições reunindo informações e reflexões sobre a ancestralidade negra brasileira. Ao trazer para o tempo atual o olhar aos saberes ancestrais por meio de ações nos campos da ciência e da tecnologia, a proposta, agora, é mapear e contemplar pesquisas teóricas e aplicadas.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?