Literatura | Notas

Eduardo Dorneles conta a jornada histórica de Santa Clara do Sul em novo livro

Change Size Text
Eduardo Dorneles conta a jornada histórica de Santa Clara do Sul em novo livro Eduardo Dorneles. Foto: Aldo Lopes

O jornalista Eduardo Dorneles lança o livro Nós Não Estamos Sozinhos – História de Fé e Luta de Santa Clara do Sul, que conta a trajetória do município do Vale do Taquari emancipado há 31 anos. 

Segundo Dorneles, a obra parte da colonização germânica da região ainda no século 19, visita momentos históricos, como o combate vitorioso dos colonos contra os maragatos na Revolução Federalista, e detalha o importante processo de emancipação no início dos anos 1990. “Além disso, o livro não tem receio de tocar em pontos que geralmente uma narrativa coletiva, ainda mais de comunidades com tradições tão fortes, prefere evitar. Por exemplo, o passado da relação dos imigrantes germânicos no Vale do Taquari com pessoas escravizadas”, explica.

Para conduzir o leitor por esse trajeto, Dorneles confabula a partir de personagens centrais na história de Santa Clara do Sul, do Vale do Taquari e de outras regiões. O objetivo é imaginar como essas pessoas, algumas com poucos registros documentais, colaboraram para o desenvolvimento da cidade. 

A obra teve colaboração direta de Patrícia Schneider, Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, pesquisadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates. Idealizado pela administração municipal com o patrocínio da Sicredi Integração RS/MG, a obra foi desenvolvida por Dorneles em parceria com o Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?