Música | Notas

Em comemoração aos 80 anos, Gilberto Gil participa de disco instrumental de Leo Susi

Change Size Text
Em comemoração aos 80 anos, Gilberto Gil participa de disco instrumental de Leo Susi Leo Susi. Foto: Bruno Cazarini

Perto de completar 80 anos, Gilberto Gil ganha um projeto instrumental sobre sua obra. Assim é BraGILidade, disco do baterista e percussionista Leo Susi que está sendo lançado nas plataformas digitais e que conta com a participação especial do próprio Gil no violão. Primeiro trabalho solo do baterista Leo Susi, BraGILidade é um um dos poucos projetos dedicados à releitura das canções de Gil em versão instrumental.

O Projeto BraGILidade nasceu de uma conversa entre Gilberto Gil e Leo Susi, em 2004, na cidade de Xangai – China. Em missão oficial como Ministro da Cultura, Gil visitava o país asiático, onde Leo Susi viveu. O encontro se deu por intermédio de um amigo, Roberto Mascareñas, então vice-cônsul em Xangai. Leo e Gil conversaram muito sobre música até que surgiu, por parte do baterista, a ideia de homenagear, em um projeto de música instrumental, o artista veterano. A obra de Gil sempre teve grande influência na formação musical de Leo Susi. Sua genialidade musical, cheia de influências africanas, resulta em um repertório propício ao jazz instrumental.

Além da participação do próprio Gilberto Gil (violão), Leo Susi (Bateria e percussão) conta com os músicos Adriano Magoo (Piano, teclados, acordeon e programações), Sizão Machado (Contrabaixo), Chico Chagas (Acordeon), Gilberto Gil (Violão, Paulo Calasans (Piano solo), Damien Banzigou (Contrabaixo), Boris David Reine (Tambor da Martinica), Richard Fermino (Flauta, trombone, trompete, flugelhorn e clarone), Adriano Sambatti (Contrabaixo) Bruno Aguilar (Contrabaixo acústico), Sintia Piccin (Sax tenor), Marcelo Mariano (Contrabaixo), Marcellus Meirellis (Violão nylon) e Rafael Furtado (Contrabaixo acústico).

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?