Cinema | Notas

Festival Cinema Negro em Ação apresenta terceira edição com programação híbrida

Change Size Text
Festival Cinema Negro em Ação apresenta terceira edição com programação híbrida Foto: Divulgação

Entre os dias 20 a 27 de novembro, acontece a terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação. A mostra será realizada em formato híbrido, incluindo exibições dos filmes concorrentes na grade de programação da TVE-RS, canal Prime Box Brasil, plataforma Cultura em Casa e na Cinemateca Paulo Amorim. O acesso às exibições na programação na Cinemateca Paulo Amorim será gratuito e aberto a todos os públicos.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

A mostra representa um marco nas políticas afirmativas das instituições da Sedac, resultado de um programa de inclusão e representatividade que aposta no audiovisual como um caminho de desenvolvimento econômico e social. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro no Instagram oficial do evento @cinenegroemacao.

Nesta edição, a curadoria será assinada por quatro destacados profissionais negros do audiovisual gaúcho: Sofia Ferreira, Kaya Rodrigues, Jeferson Silva e Felipe Rocha. Para Sofia, que dará continuidade também à curadoria de Mercado e Conteúdos, “o evento cria um espaço de apresentação e comercialização de conteúdos relevantes, contribuindo para promover narrativas plurais para o cenário do audiovisual brasileiro”. Kaya Rodrigues complementa que “nesta terceira edição o enfoque torna-se a ampliação dos aspectos sociais do festival, voltando nosso olhar com atenção e de maneira convidativa, para os coletivos negros da cidade, que muito já fazem pela criação destas narrativas, além de exibições gratuitas e abertas que nos aproximam da comunidade.”

Felipe Rocha, diretor de comunicação; Kaya Rodrigues, curadora de programação; Sofia Ferreira, curadora de Mercados e Conteúdo e Jeferson Silva, curador da mostra. Foto: Divulgação

Por isso, a terceira edição chega para potencializar um cenário já muito rico, e conta com a disposição e o repertório de seus realizadores para alavancar novas narrativas e promover profissionais negros que contribuam ativamente para a cena audiovisual brasileira.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?