Cultura | Dança | Notas

Festival Internacional de Folclore de Nova Prata revela grupos internacionais da nova edição

Change Size Text
Festival Internacional de Folclore de Nova Prata revela grupos internacionais da nova edição Raks Thai Folk Dance Group. foto: Divulgação

Em sua 18ª edição, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (FIFNP) apresenta os selecionados para o campeonato FIDAF Brazil World Championship. Com o tema Baile de  Máscaras, o evento que colocou Nova Prata, o RS e o Brasil na rota dos festivais folclóricos internacionais, acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, de forma presencial

Serão cinco dias de experiência imersiva na cultura, com a participação de 12 grupos internacionais, dos mais diversos países. Sete deles disputam o campeonato, e todos compartilham o palco com grupos de folclore locais, ao lado do realizador, o Bailado Gaúcho. Da Europa, participam da competição países como Espanha, Letônia e Polônia. Da América Latina, desembarcam grupos do México e Peru. E para fechar o bloco, as encantadoras Tailândia e República do Uzbequistão se fazem presentes.

A Espanha é referência cultural, principalmente quando se fala em dança. A Escola de Musica i Danses de Mallorca representa o país neste ano. A Polônia é inspiração quando o assunto é arte e música. É de lá que vem o grupo Zéspot Piesni Tanca “Kortowo”. Já a Letônia, país próximo a ela, nos visita com a participação da TDA Kalve.

Do México, o festival recebe o Ballet Folklórico de la Universidad Autónoma de Coachuila e do Peru, o Centro de Investigación de Arte Nativo “Mi Peru”. E para completar a volta ao mundo, da Tailândia teremos o Raks Thai Folk Dance Group – da Chanthaburi College of Dramatic Arts (CCDA) e ainda a visita do Toshkent Zebolari, proveniente do Uzbequistão.

O concurso internacional de danças folclóricas avalia itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Em 2021, o grupo campeão veio do Azerbaijão.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?