Cinema | Notas

Filmes do Panorama Estadual da Mostra Sesc de Cinema estão disponíveis gratuitamente online

Change Size Text
Filmes do Panorama Estadual da Mostra Sesc de Cinema estão disponíveis gratuitamente online "Além da Fronteira". Foto: Daniela Pinheiro

A Mostra Sesc de Cinema realiza, a partir desta segunda-feira (8/11), o Panorama Estadual com exibições de filmes do Rio Grande do Sul. Foram selecionados 19 curtas, que podem ser vistos no site do Sesc/RS até 15 de novembro. Apresentações presenciais estão sendo realizadas em 14 cidades gaúchas até o dia 21: Porto Alegre, Canoas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Miguel das Missões, Caxias do Sul, Gravataí, Carazinho, Passo Fundo, Ijuí, Lajeado, Uruguaiana e Viamão. 

Também serão realizados debates com os realizadores dos filmes, até 12 de novembro, sempre às 20h, no canal do Sesc/RS no YouTube.

A mostra estadual conta com as obras Além da Fronteira, Amanhecendo Cicatrizes, Amarelo Cárcere, Bago Sujo, Cacicus, Corpo Mudo, Eu Não Sou um Robô, Fica em Casa, Rafael, Laços do Ofício, Lacrimosa, Love do Amor, Minha Aldeia, Minha Vida – Yvy poty rã – uva povo’a kuery, Noite Macabra, Quando Te Avisto, Tá Foda, Teko Mbaraete – Fortalecimento da Vida, Um Pedal, Vérnix e Visita Íntima. Para a seleção dos trabalhos, além dos aspectos técnicos e narrativos, foram levados em consideração elementos sociais, diversidades de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. Como resultado, a programação conta com realizadores de 10 cidades, três filmes com temáticas indígenas e obras dirigidas por 13 mulheres, 18 homens e duas pessoas não binárias.

Em 2021, a Mostra Sesc de Cinema chega à sua quarta edição, com o objetivo de incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Neste ano, foram inscritos mais de 1.900 filmes de todas as regiões do Brasil, com 31 selecionados para o Panorama Brasil – entre eles, o longa gaúcho “De Olhos Abertos”. No total, 338 obras foram selecionadas para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?