Notas

Final de semana de “brasilidades” nas telas do Em Cena

Change Size Text
Final de semana de “brasilidades” nas telas do Em Cena Foto: Fabiane Baumann/Divulgação

Um final de semana de intensa brasilidade é o que a 27ª edição do Porto Alegre Em Cena propõe para os dias 24 e 25 de outubro. Entre os destaques o sertão nordestino, com o grupo Teatro Máquina, de Fortaleza, e a questão indígena, em bate-papo com a jornalista e escritora Eliane Brum. As duas atrações são gratuitas.

No sábado (24/10), 21h, será feito o lançamento nacional de Sete estrelas do grande carro, um compilado de cenas, sons e reflexos reunidos no e-book e galeria virtual do Teatro Máquina, que percorreu  cerca de  4 mil quilômetros de estrada em 28 dias, ao longo dos últimos cinco anos, vivenciado experiências em 16 cidades da Bahia, do Piauí e do Ceará.

Para o lançamento do livro e da galeria em versão digital o grupo realizará conferência virtual com a presença de uma das colaboradoras do projeto, a pesquisadora e dramaturgista Thereza Rocha, comentando o projeto-viagem desde a sua fase de preparação até as reverberações que mobilizam ainda hoje a poética e a pesquisa do grupo.

No domingo (25/10), um tema doloroso e debatido com afinco no festival nos últimos anos, ganha a força das palavras, questionamentos e denúncias de Eliane Brum. O drama indígena, um massacre que se perpetua desde 1500, tem há anos um relato contundente da jornalista, que transformou Altamira, no Pará, em sua morada e centro de estudos.

A conversa com Eliane está marcadada para 15h30min, com transmissão no site do Em Cena e no canal de TV do festival no YouTube, com tradução e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação completa no site do evento.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?