Edital | Notas

Fundação OSPA abre concurso para 16 novos músicos

Change Size Text
Fundação OSPA abre concurso para 16 novos músicos Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação

A Fundação OSPA, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), abriu as inscrições para o concurso público que vai selecionar 16 novos músicos para o corpo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Dessa maneira, a OSPA passará dos atuais 96 para 112 músicos – o maior quadro em décadas. As inscrições poderão ser realizadas até 17 de setembro de 2021 pelo site da Fundatec.

“O concurso possibilitará o preenchimento completo da orquestra. Permitirá a ampliação do repertório e de ações educacionais e sociais da Fundação OSPA. É uma grande conquista, especialmente neste momento difícil, com orquestras fechando em todo o país”, pontua o maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Nos últimos anos, só no Rio Grande do Sul, três grandes orquestras encerraram as atividades. 

As novas oportunidades exigem ensino médio completo e contemplam músicos solistas, assistentes e filas nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, clarinete, trompa, contrabaixo, percussão, trombone e harpa. Esta última posição está vazia desde 2010, o que torna necessária a contratação de harpista sempre que uma obra prevê o instrumento.

O concurso terá coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC, que aplicará as provas de caráter competitivo no mês de novembro. Nessa seleção, os candidatos são identificados por números e tocam atrás de um biombo. Assim, a banca examinadora, formada por especialistas, não tem como identificar os candidatos, apenas avaliar a música. 

O último concurso para ingresso na sinfônica foi realizado em 2014, sendo que a nomeação ocorreu em 2018. Na ocasião, 27 entre mais de 550 músicos de todo o Brasil concretizaram o sonho de integrar uma das principais orquestras da América do Sul. Neste ano, a expectativa é de que a procura cresça muito, atraindo candidatos brasileiros e estrangeiros.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?