Cultura | Gastronomia | Notas

Gramado deve receber 200 mil pessoas no 14° Festival de Cultura e Gastronomia

Change Size Text
Gramado deve receber 200 mil pessoas no 14° Festival de Cultura e Gastronomia Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Com o tema Oliveiras, olivas e azeites de oliva – Harmonizando Sabores, o 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi lançado oficialmente na última terça-feira (16/8). Em evento para a imprensa no Parque Olivas de Gramado, a Gramadotur, responsável pela organização dos grandes eventos na cidade, e a Abrasel Hortênsias apresentaram detalhes do roteiro gastronômico. O mais charmoso evento de gastronomia da Serra Gaúcha ocorre de 8 a 20 de setembro. Conforme estimativa da Gramadotur, 200 mil pessoas devem circular pela cidade no período do evento.

Em sua 14ª edição, o Festival de Cultura e Gastronomia vai reunir 16 restaurantes na charmosa rua Pedro Benetti: Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo, Cacique Restobar Candido’s Pizza Gourmet, Wazla Burger, Narō Culinária Japonesa, San Tao, La Vinícola, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Cantibello, Contemporâneo, Olivas de Gramado, Restaurante Armazém da Lolô, Taverny Café e Crêperie e The Waffle King.

Os estabelecimentos credenciados prepararam receitas especialmente para o circuito gastronômico utilizando olivas e derivados do fruto. O evento também contará com bar de drinks, cave com rótulos produzidos pelas vinícolas da Rota do Vinho de Gramado e bar com participação de microcervejarias locais.

Em 2022, o festival volta a promover atividades tradicionais. Em formato presencial, as oficinas da Cozinha Experimental, que foram transmitidas apenas de maneira virtual em 2021, voltam a fazer parte da programação e poderão ser conferidas na Escola Chef Gourmet e no Senac Gramado. Além de professores do Senac e da Chef Gourmet, também ministram as oficinas mestres da UCS. Outra atração do evento é o Concurso Melhor Chef, que é desenvolvido pelo Senac e vai envolver chefs de cozinha de restaurantes locais.

Em parceria com a Abrasel Hortênsias, o evento também volta a ter a Corrida dos Garçons, o Tour Gastronômico e os Festins, que são jantares e almoços harmonizados que levam a assinatura de chefs nacionais e internacionais. Uma variada programação musical, que vai valorizar os artistas locais, também está prevista para ocorrer na rua Pedro Benetti.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?