Notas

Grupo Cuidado que Mancha completa 25 anos

Change Size Text
Grupo Cuidado que Mancha completa 25 anos Raquel "Monalisa". Frame do vídeo "Não me Peça pra ser Criativa".

O Grupo Cuidado Que Mancha, dirigido por Raquel Grabauska, está completando 25 anos este ano. Fundado em 1995 por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli tem eu seu repertório A Mulher Gigante, Família Sujo, O Natal de Natanael, Sabrina, 40 fantasmas, mais uns amigos e outras histórias, Quem Não Dança Balança a Criança, Cuidado Que Ronca, O Testamento, Bach para crianças e Maria Teresa e o Javali.

A frente do grupo desde 1998, Grabauska é exemplo de dedicação e superação. Em plena pandemia e diante de um cenário cultural estagnado, Raquel se reinventou: criou (em conjunto com sete mulheres) o CQM +, produziu episódios inéditos para o Cuidado Que Mancha na Tela e foi contemplada com três editais na área da cultura. 

Tudo começou em março, com o fechamento do Espaço Cuidado que Mancha, casa de artes comandada por Grabauska há quatro anos na capital. Consternada com as mães chefes de família que ficaram sem renda, a diretora decidiu arregaçar as mangas e participar, com o Instituto E Se Fosse Você, de arrecadação  e distribuição de agasalhos e alimentos para população carente de POA.

A corrente do bem deu tão certo que, mesmo com o fim da parceira (em função do período eleitoral), as mulheres do CQM seguiram o trabalho e criaram juntas o CQM+, um coletivo que só no mês de Outubro recolheu e distribui 16 cestas básicas, 207 livros, 2 roupeiros, 1 máquina de lavar roupas, 1 fogão, 1 cama, 1069 peças de roupa, 44 roupas de cama, 8 travesseiros, 42 bolsas e 171 pares de sapatos.

Raquel ainda conquistou, em 2020, o FAC Digital para a  produção do vídeo Não Me Peça pra ser Criativa, o Prêmio Funarte de artes Integradas com o vídeo Provocações Sonoras e, na semana passada, o POA LAB 2020.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?