Cultura | Notas

Instituto Estadual de Artes Cênicas assume eixo formativo do Complexo Cultural Theatro São Pedro

Change Size Text
Instituto Estadual de Artes Cênicas assume eixo formativo do Complexo Cultural Theatro São Pedro Teatro Oficina. Foto: Solange Brum

O Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) assumirá o eixo formativo do Complexo Cultural do Theatro São Pedro. Em conjunto com a Fundação Teatro São Pedro, a diretora do Ieacen, Gabriela Munhoz, será a responsável pelas ações que serão executadas em parceria com o Sesc/RS. A solenidade de assinatura dos termos de cooperação será realizada na noite de terça-feira (11/7).

Denominada “Laboratório Multipalco”, a parceria inclui ações para descentralizar a ocupação do Teatro Oficina Olga Reverbel, inaugurado em março deste ano. 

A principal proposta em elaboração é a criação de um centro de formação artística, através do qual será oferecida formação ampla para profissionais das artes cênicas, contemplando diversas áreas de atuação. Além de oficinas de curta e média duração, está prevista a criação de um curso aprofundado para formação técnica em teatro. A sede do Ieacen, que estava localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, foi transferida para o complexo. 

A primeira linha de ação entra em prática já na quarta-feira (12) com o lançamento de dois editais para que realizadores do interior do Estado possam se apresentar no espaço cultural da Capital. 

As iniciativas previstas se somam à parceria recente entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no sentido de impulsionar de forma conjunta oportunidades e desenvolvimento nas áreas da cultura e da educação no estado. A universidade, que já oferece atividades em espaços da Sedac, poderá também contribuir com as ações do Laboratório. 

Os trabalhos de planejamento e estudos já iniciaram e a previsão é de que, ainda no segundo semestre de 2023 sejam lançadas as primeiras formações. As ações terão múltiplos focos, como o aprofundamento do ofício do artista e dos técnicos, o incentivo à cadeia produtiva das artes cênicas, além de enfoque em questões de diversidade.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?