Cinema | Notas

“Marighella” é o filme com mais indicações no 21° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Change Size Text
“Marighella” é o filme com mais indicações no 21° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Foto: O2 Filmes/Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 21° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Com direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia será realizada na Cidade das Artes, no dia 10 de agosto, com transmissão ao vivo na TV pelo Canal Brasil. Marighella, dirigido por Wagner Moura, é o longa com maior número de indicações (17), seguido de O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho (11).

A lista de finalistas de 2022 reúne mais de 200 profissionais indicados, 17 longas- metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (5 de ficção, 5 documentários, 5 comédias, 02 infantis, 01 de animação, 05 internacionais e 05 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 18 séries. 

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar). Em 2022, foram inscritos mais de 1000 profissionais nas diferentes categorias, 53 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 33 longas documentários, 61 curtas-metragens, 40 séries brasileiras, 35 longas-metragens internacionais, 11 longas ibero-americanos.

Leia também: “Marighella” revela o coração de um guerrilheiro 

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?