Cultura | Notas

Novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul tomam posse

Change Size Text
Novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul tomam posse Foto: Josiane Rotta/Ascom-Sedac/Divulgação

A posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (CEC-RS) ocorreu na sexta-feira (26/8) no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, deu posse a 36 conselheiros(as) eleitos(as) para representar a sociedade civil, sendo 18 titulares e 18 suplentes. Além deles, também foi empossada mais uma representante indicada pelo governo do Estado e sua respectiva suplente.

Sobre a eleição do novo Conselho, a secretária salientou que este é um momento de renovação histórica. “Além de assegurar a representação das Regiões Funcionais do Estado, o novo processo eleitoral garantiu vagas para os integrantes dos segmentos culturais que correspondem aos colegiados setoriais, os quais foram ampliados significativamente em sua representatividade”, afirmou Beatriz Araujo.

A presidente interina do CEC, Maria Marques, e o conselheiro Benhur Bortolotto, que exerceu a presidência de agosto de 2021 a agosto de 2022, também participaram da cerimônia. Os dois, assim como outros sete atuais integrantes do Conselho, na condição de nomeados pelo governo do Estado, permanecem na composição do Conselho até agosto de 2023.

Conforme prevê a Constituição Estadual, o CEC tem a função de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural, fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, além de emitir pareceres sobre questões técnico-culturais. O grupo eleito assumiu mandato de dois anos – gestão 2022 a 2024.Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, a secretária de Estado da Comunicação, Zete Padilha, e a secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

RELACIONADAS
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?