Literatura | Notas

Obras de Elena Ferrante serão tema de edição especial do Clube de Leitura do Instituto Ling

Change Size Text
Obras de Elena Ferrante serão tema de edição especial do Clube de Leitura do Instituto Ling Foto: Leonardo Kotz/Divulgação

Projeto que acaba de completar cinco anos em atividade, o Clube de Leitura do Instituto Ling inicia 2022 com novidades. A programação, que estava sendo realizada de forma virtual desde o começo da pandemia, volta a receber o público presencialmente no centro cultural em Porto Alegre, e lança um calendário especial dedicado à vida e à obra da escritora italiana Elena Ferrante.

Serão quatro encontros, realizados uma vez por mês, sempre aos sábados, das 16h às 17h30, mediados pela professora e psicanalista Marieta Madeira, que guiará os participantes pela trajetória da autora, trazendo aproximações entre a psicanálise e a literatura. Cada edição será dedicada à leitura de um diferente título da carreira de Elena.

A estreia será no dia 2 de abril, tendo como tema A Filha Perdida (2007), best-seller que traz memórias da personagem Leda, uma professora universitária solteira que relembra o fim de seu casamento e seu histórico com as filhas enquanto passa férias no litoral italiano. A obra ganhou projeção mundial recentemente, após o lançamento, na Netflix, do filme homônimo que concorre ao Oscar deste ano em três categorias: melhor roteiro adaptado e também com as duas estrelas que dão vida à personagem no longa-metragem – Olivia Colman, que disputa o troféu de melhor atriz, e Jessie Buckley, que busca a estatueta de atriz coadjuvante por interpretar Leda na juventude.

As demais edições do Clube de Leitura especial sobre Elena Ferrante ocorrem em 7 de maio, discutindo o romance Um Amor Incômodo (1992), o primeiro da carreira da escritora; dia 4 de junho abordando o livro Dias de Abandono (2002); e dia 2 de julho analisando a obra A Amiga Genial (2015), primeiro título de uma tetralogia que conquistou público e crítica, transformando a artista em fenômeno literário e editorial.

Os participantes podem optar por garantir o passaporte para os quatro encontros, com valor promocional de R$ 160, ou adquirir os encontros separadamente, com preços de R$ 50 cada. Os ingressos estão à venda no site e na recepção do centro cultural.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?