Notas

Plataforma virtual reúne atividades para pessoas com deficiência intelectual

Change Size Text
Plataforma virtual reúne atividades para pessoas com deficiência intelectual Foto: Elisa Pegoraro/Divulgação

A pandemia não deu trégua e atualmente, os casos têm aumentado muito, levando ao colapso e esgotamento dos hospitais. Recentemente, Porto Alegre entrou em bandeira preta, que indica estágio de altíssimo risco para o coronavírus.

Permanecer em casa se tornou rotina. Trabalho, aulas e demais compromissos foram substituídos pelo virtual, onde o contato via tela de computador ou celular é a forma mais segura de continuar com esses compromissos sem se expor ao risco do Covid -19. E as pessoas com deficiência intelectual, você já se perguntou como elas estão se adaptando?

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, sendo 0,8% de pessoas
com deficiência intelectual, e essa parcela da população precisa de estímulos e atividades para que possam se manter saudáveis, em especial nessa época de pandemia, e o Pertence Virtual vem sendo uma alternativa de grande ajuda.

Criado pelo Pertence, instituição de Porto Alegre que trabalha a sociabilização de pessoas com deficiência intelectual e cognitiva, o Pertence Virtual é uma solução para conectar pessoas com deficiência intelectual de todo o país. A premissa é proporcionar momentos e atividades divertidas que desenvolvam habilidades, autonomia, melhorem a qualidade de vida e trabalhem aspectos emocionais e físicos. Afinal, nesse momento é essencial manter corpo e mente saudáveis, pois sabemos que permanecer sem contato social ou atividades que estimulem, a longo prazo, pode ser prejudicial, podendo gerar sintomas negativos de ansiedade, irritabilidade, inquietação e até depressão.

Na plataforma os participantes encontram jornadas de atividades que se completam ao final de cada semana e contam com mais de 300 atividades já disponíveis e 14 clubes virtuais: dança, música, Pilates, emoções, capoeira, artes marciais, culinária, inglês, robótica & tecnologia, teatro, artes, circuito funcional e laboratório experimental, além de intervenções artísticas com a ONG Doutorzinhos.

Segundo a psicóloga Marina Barth: “A rotina diária é bem definida com diversas atividades que trabalham todas as esferas psicossociais”.

Elaboradas por profissionais capacitados e especializados em cada área de atuação, são acompanhadas diariamente pela psicóloga e pela educadora social da instituição.

De segunda a sexta o dia começa às 11h com bate papos. A tarde inicia às 14h e conta com o acompanhamento do Time Pertence até as 17h para a realização dos clubes virtuais, leituras, jogos e desafios.

Quem desejar saber mais pode entrar em contato através do WhatsApp: (51) 991769191, ou e-mail [email protected] ou acessar o site https://clubesocialpertence.com.br/pertence-virtual/

Foto: Elisa Pegoraro/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?