Literatura | Notas

Projeto Antologia Digital destaca obra de José Eduardo Degrazia

Change Size Text
Projeto Antologia Digital destaca obra de José Eduardo Degrazia Foto: Trensurb/Divulgação

O médico e escritor José Eduardo Degrazia é o próximo poeta a ter seus versos em destaque na Antologia Digital da Poesia Gaúcha. Nesta quinta (15/4), o projeto lança novos vídeos de poemas do autor.

Para ele, trata-se de “um projeto muito importante para a divulgação da poesia feita no nosso estado, que tem a oportunidade de levar para os usuários dos trens, e para um público maior e diversificado, os vídeos feitos com leituras com os próprios autores”.

A Antologia é desenvolvida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

Natural de Porto Alegre, José Eduardo Degrazia é médico oftalmologista. Como escritor tem publicados livros de contos, poesia, novela e infanto-juvenil; entre eles: Lavra Permanente (poesia – 1975); Cidade Submersa (poesia – 1979); Lições de Geometria Fantástica (poesia – 2016); O Atleta Recordista (contos e minicontos -1996); A Orelha do Bugre (contos e minicontos – 1998); Deus Não protege os Certinhos (minicontos – 2020); O Reino de Macambira (novela – 2005); A Fabulosa Viagem do Mel de Lechiguana (novela – 2008); O Samba da Girafa (infanto-juvenil -1985); A Caturrita Cocota (infanto-juvenil – 1991).

Como tradutor do espanhol e do italiano, publicou 14 livros, entre eles, sete de Pablo Neruda. Entre seus principais prêmios recebidos estão o Prêmio do Biênio da Colonização e Imigração, com Lavra Permanente, em 1974, e o prêmio do I Concurso Universitário de Literatura da UFRGS, em 1976.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?