Cultura, Notas

Sinduscon-RS e prefeitura anunciam data para início da restauração do Laçador

Change Size Text
Sinduscon-RS e prefeitura anunciam data para início da restauração do Laçador Foto: Cesar Lopes/PMPA

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e a Prefeitura de Porto Alegre anunciam o dia 27 de setembro como data prevista para o início das obras de restauração do Laçador, símbolo da cultura gaúcha no Rio Grande do Sul. Na data prevista acontecerá a retirada da Estátua do Sítio do Laçador, onde está instalada desde 2007. O preparo para este início das obras já deverá ter início no dia 21 de setembro.

Desde 2016 foram constatadas fissuras e rachaduras no monumento, que, caso não sejam consertadas, podem gerar danos permanentes. A escultura, feita por Antônio Caringi, foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001. “É obrigação do nosso projeto trabalhar com coisas importantes para Porto Alegre. O Laçador marca a memória e a história da cidade. Nós entendemos os monumentos e espaços históricos como de grande importância e relevância para a cultura gaúcha”, explica o coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann.

O projeto é realizado pelo Sinduscon-RS, pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e conta com a Prefeitura da Capital Gaúcha como co-realizadora. O custo total de realização da obra é de R$ 900 mil, sendo R$ 810 mil captados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado. A revitalização conta, ainda, com o patrocínio da Gerdau e Sulgás, e apoio da JOG Andaimes, Elevato e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito