Cultura, Notas

Websérie “Da Borges ao Porto Seco” estreia no YouTube

Change Size Text
Websérie “Da Borges ao Porto Seco” estreia no YouTube Foto: Rafa Wilhelm/Divulgação

Gravado durante três meses, no Complexo Cultural do Porto Seco e alguns endereços da capital gaúcha, a websérie Da Borges ao Porto Seco – A Incrível História dos Baluartes do Samba em Ano de Pandemia dirigida por Carla Joner, estreia no dia no YouTube no dia 25 de outubro. 

Com direção de Carla Joner e participação de uma equipe especializada, que inclui um grupo coordenado por Rene Goya, da Estação Filmes, empresa parceira e apoiadora do projeto, Porto Seco – A Incrível História dos Baluartes do Samba em Ano de Pandemia reúne 24 episódios independentes, cada um com um protagonista da velha guarda do carnaval gaúcho. São pessoas que dedicam suas vidas ao tradicional evento brasileiro durante o ano todo, há décadas. 

A estrutura narrativa está dividida em dois momentos: as entrevistas com os personagens, em suas casas, apresentando-os de forma intimista, e as aulas-espetáculo, ambientadas num estúdio montado e cenografado dentro de um barracão. Todas as etapas de captação cumpriram os protocolos e exigências sanitárias da Secretaria da Saúde da Prefeitura da Capital e da OMS.

Cada aula-espetáculo foi conduzida por um mestre de uma área específica que compõe a estrutura carnavalesca, como porta-estandarte, alegorista, mestre de bateria, baianas, e os demais personagens do carnaval espetáculo. Cada aula está retratada por meio de um evento presencial que reuniu um público de dez jovens que participam do calendário anual de atividades de suas escolas.

Loma, cantora gaúcha de larga trajetória profissional, narra poeticamente o principal tema enredo da vida de cada baluarte na abertura de cada episódio. Já a trilha sonora da websérie é assinada pelo músico e percussionista Giovani Berti.

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito