Música | Performance | Reportagens

Paola Kirst explora engasgos e vulnerabilidades em “Pigarra”

Change Size Text
Paola Kirst explora engasgos e vulnerabilidades em “Pigarra” Foto: Aruna M. Cruz

A cantora e compositora Paola Kirst apresenta o espetáculo Pigarra, nesta quinta-feira (14/9), às 19h30, na Sala Álvaro Moreyra, integrando a programação do 30º Porto Alegre em Cenaingressos à venda. Com direção de Thais Andrade, a performance intercala música, histórias e improvisações para abordar silenciamentos e memórias.

Pigarra estreou em abril e nasce das reflexões de Paola sobre dificuldades de expressão – tudo aquilo que fica represado, seja na hora de falar ou cantar. “Queria olhar pra isso com cuidado e misturar tudo em cena. Além de música e performance, tem momentos em que convido o público a participar por escrito através de uma provocação. Quais são essas coisas que não colocamos pra fora? Pigarra é uma tentativa de desengasgo”, conta a artista.

Foto: Aruna M. Cruz

“Tem sido muito desafiador olhar para as essas questões e histórias para transformá-las artisticamente. Também é encorajador estar em um espetáculo inteiramente conduzido por mim, mas que não olha somente para a música. Tem muito espaço para histórias particulares, costuradas com o lugar de onde venho e pessoas importantes na minha trajetória”, completa a cantora, que em 2018 lançou o álbum Costuras que Me Bordam Marcas na Pele, premiado com o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação. Em 2021, ela lançou o álbum visual Vertigem com o músico Lorenzo Flach e mesclou linguagens no espetáculo Isso Não É um Grupo, ao lado de Emily Borghetti, Pedro Borghetti e Rafa Costa – relembre a entrevista.

Pigarra lança um olhar para memórias como laboratório de experimentação do corpo e da voz. “Gosto muito de usar a voz como instrumento. Na performance, uso um pedal de loop para criar camadas com a voz e improvisar. Também apresento músicas novas e conto com a participação do Bernardo Zubaran na gaita de boca”, antecipa Paola.

“Criamos um espetáculo que permite muito a vulnerabilidade da Paola de contar histórias de forma sensível e acolhedora, intercaladas com as músicas que ela canta nos shows. A performance acontece com quem está ali na hora, nunca será igual, depende muito do jogo com o público”, comenta a diretora Thais Andrade, que assim como Paola integra o coletivo Pedra Redonda.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?