Reportagens | Teatro

Peça “O Avesso da Pele” inspira amor e resistência no Porto Alegre em Cena

Change Size Text
Peça “O Avesso da Pele” inspira amor e resistência no Porto Alegre em Cena Foto: Helt Rodrigues/Divulgação

Uma das atrações da segunda etapa do 30° Porto Alegre em Cena é o espetáculo O Avesso da Pele, inspirado na obra do escritor Jeferson Tenório, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021. Realizada pelo Coletivo Ocutá, de São Paulo, a adaptação terá três sessões nos dias 20, 21 e 22 de março, às 20h, no Salão de Atos da PUCRS

Com direção da dramaturga, atriz e socióloga Beatriz Barros, o espetáculo leva ao palco a história de Pedro e seu pai Henrique, professor de literatura negro da rede pública de ensino, que é assassinado pela polícia na volta para casa. A trama gira a partir da morte, quando Pedro decide resgatar o passado da família e recuperar a história de seu pai.

“Como fio condutor na narrativa, escolhemos focar na relação pai e filho presente no livro, e como essa narrativa evoca o mergulho em outros caminhos, como a construção de uma memória, as diferentes circunstâncias onde o racismo opera, o sucateamento da educação, a condição psíquica dos profissionais da educação, dentre outros temas emergentes”, conta Beatriz.

Foto: Helt Rodrigues

No palco, os atores Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto se alternam entre os personagens e dão vida à história, que aborda dilemas sobre identidade e discute complexas relações raciais atravessadas pela violência e negritude.

“Minha intenção foi a de construir um narrador que acessasse a vida íntima do pai, o máximo que pudesse, como uma forma de restituir uma subjetividade solapada pelo Estado e pela polícia, em função da cor da pele”, comentou o autor Jeferson Tenório, em 2020, ano de lançamento da obra – confira a entrevista completa.

“A peça trata de questões que envolvem racismo, mas sobretudo fala das potências da vida e do amor. Isso é o mais importante, que tanto o espetáculo quanto a obra do Jeferson trabalham. É preciso lidar com estratégias que combatam as violências, mas sem perder de vista a potência artística do trabalho, que não responde somente ao racismo, mas que protagoniza o amor vindo desses homens”, conta Thiago Pirajira, um dos diretores artísticos da 30ª edição do Poa em Cena

Dentro do conceito curatorial do festival – Um Porto Provocação, um Porto Palco –, a peça dialoga com os imaginários sobre a cidade e sua construção. “Consideramos as dimensões do porto, das águas, daquele espaço que representa a história do Brasil, que é também estruturada pela colonização e pelo processo de escravização”, completa Pirajira, que mediará um bate-papo com Tenório, a diretora e elenco do espetáculo, após a sessão do dia 20. 

Leia também: Porto Alegre em Cena traz grupos e artistas internacionais em programação multicultural

Foto: Helt Rodrigues

O Avesso da Pele utiliza música e dança, focando principalmente no funk, como elementos para narrar a caminhada de Pedro pelo passado de seu pai. Beatriz conta que partiu dos atores a vontade de dançar no espetáculo: “Ao estruturar a dramaturgia com o Vitor Britto (assistente de direção e co-autor da adaptação para o teatro), percebemos que o funk era uma linguagem fundamental que conversava diretamente com o universo que o livro constrói.”

Foram convidados dois pesquisadores que em seus estudos se aprofundam nas linguagens convergentes com a poética do espetáculo: Castilho (direção de movimento e preparação corporal) e Felipe Oládélè (diretor musical da peça).

O cenário transita entre ambientes materiais, como a casa de Henrique e a escola em que ele trabalha, e abstratos, como a ambientação de uma crise de ansiedade encenada na peça. “Creio que Oládèlé teve uma sensibilidade cirúrgica em construir espaços da psiquê humana no palco e materializar sonoramente um ambiente abstrato”, afirma Beatriz. 

Foto: Helt Rodrigues

O Avesso da Pele é um livro que trata sobre inúmeras temáticas emergentes de serem debatidas em todos os espaços de convívio e construção social. Se estamos falando sobre resistir aos assassinatos e silenciamentos que o racismo opera e aplica cotidianamente, a urgência de continuarmos falando sobre esses temas fica ainda mais evidente quando uma obra de tamanha importância é censurada”, diz Beatriz ao comentar a tentativa de censura que o livro sofreu em escolas de Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná.

Leia também: Polêmica em torno de “O avesso da pele”

“Para além da camada do olhar da branquitude relacionada à obra, existe uma camada principal que é a jornada de um filho contando sobre o assassinato injusto do pai, que foi morto por policiais quando voltava do trabalho. Essa narrativa perpassa uma elaboração de memória, uma reconstrução da memória familiar. E esse alargamento de elaboração para alguns grupos aleijados de direito à memória, no país onde vivemos, é por si só um ato de resistência”, completa a diretora.  

– 

Serviço

O Avesso da Pele – 30° Porto Alegre em Cena 
Quando: 20, 21 e 22 de março, às 20h
Onde: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681)
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 15 a R$ 60 – à venda no site Guichê Web

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?