Agenda | Reportagens | Teatro

Porto Alegre em Cena: Teatro de Los Andes atravessa a morte e outras fronteiras

Change Size Text
Porto Alegre em Cena: Teatro de Los Andes atravessa a morte e outras fronteiras Foto: Rafael Telles

O grupo boliviano Teatro de Los Andes participa pela terceira vez do Porto Alegre em Cena, após um hiato de 20 anos, apresentando dois espetáculos: Fronte[i]ra Fraca[s]sosexta (15/3) e sábado (16/3), às 20h, no Teatro Renascença –, e Un Buen Morir – Del Amor y Otras Iluminaciones, nos dias 18 e 19 de março, às 20h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casaingressos à venda.

A primeira montagem é uma parceria com os Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e tem direção de Fernando Yamamoto, que integra o grupo potiguar. O espetáculo estreou em 2022, após um processo de pesquisa desenvolvido pelas duas trupes na divisa entre Brasiléia, no Acre, e o município de Cobija, na Bolívia.

“Esperávamos encontrar uma fronteira conflitiva, até porque o Acre pertencia à Bolívia – uma de tantas perdas de território dos bolivianos para os países vizinhos. Mas não. É um lugar de convivência muito pacífica, como se fosse uma cidade só”, conta a atriz gaúcha Alice Guimarães, que além de atuar, desenvolve diversas atividades com o Teatro de Los Andes, fundado em 1991 e sediado em Yotala, próximo à cidade de Sucre.

Foto: Rafael Telles

Na trama de Fronte[i]ra Fraca[s]so – que reúne, além de Guimarães, os atores Diogo Spinelli, Gonzalo Callejas e Paula Queiroz –, um vilarejo vive em harmonia com suas diferenças de cultura, língua e moeda, até a chegada de um grupo de homens que se instala e, por motivos econômicos, decide dividir o local com a criação de uma fronteira e enfrenta a resistência da população. A montagem propõe reflexões sobre fronteiras geográficas e subjetivas e as relações entre os países latino-americanos.

Foto: Rafael Telles

“O Brasil dá as costas para a América Latina. No sul, ainda temos mais contato e proximidade cultural com Uruguai e Argentina, mas ficamos um pouco isolados do restante do continente. Não estudamos a saga de [Simón] Bolívar, a história das independências dos países latino-americanos… Seria interessante nos conectarmos mais”, reflete Guimarães, que em 1997 e 1998 participou de duas oficinas com o Teatro de Los Andes e, desde então, vive na Bolívia. “Fiquei, casei, me estabeleci e estou lá há 26 anos”, completa a atriz, que é casada com o ator Gonzalo Callejas.

O casal interpreta um casal fictício no segundo espetáculo que o Teatro de Los Andes apresenta na 30ª edição do Porto Alegre em Cena. Un Buen Morir – Del Amor y Otras Iluminaciones conta a história de dois atores que, a partir de um café da manhã surreal – o personagem de Callejas já está morto –, revivem lembranças de seus encontros e desencontros. Com direção do chileno Elías Cohen e texto do poeta Alex Aillón Valverde, a montagem aborda a intimidade de um casal longevo e sua finitude.

Foto: Alejandro Grisi

Guimarães conta que ela e Callejas tinham interesse em criar uma montagem sobre relacionamentos, despedidas e a passagem do tempo. A essas temáticas, somaram-se reflexões sobre a morte e o luto, após o falecimento, em 2017, do italiano Giampaolo Nalli, um dos fundadores do Teatro de Los Andes.

“Tínhamos algumas improvisações, ainda sem texto, e fomos ao Chile, pois queríamos o Elías Cohen como diretor. Lá, ele nos contou a história de dois velhinhos chilenos que haviam morrido em casa. Os vizinhos sentiram cheiro de gás, ficaram preocupados e os encontraram mortos. Primeiro, pensaram em um acidente, mas o casal estava de mãos dadas e arrumados sobre a cama. Inspirados nessa história, criamos uma em que um dos personagens está doente e decide encerrar a vida”, conta a atriz.

Foto: Dino Garzoni

O título do espetáculo tem como referência o conceito de buen vivir, da cosmologia andina. “No nosso pensamento ocidental, o ser humano está acima de tudo. Pela cosmovisão andina, somos algo a mais que faz parte da natureza. O teu valor é o mesmo de um jaguar, uma formiga, uma pedra, uma árvore, uma montanha. Não somos nem mais, nem menos”, explica Guimarães.

O bem viver influencia também o entendimento sobre a morte. “Na Bolívia, embora também haja sofrimento, a morte não é negada, ela é bem vivida e faz parte da vida”, completa a atriz, destacando que a montagem dialoga com cenas de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e com a obra de Samuel Beckett.

“Fronte[i]ra Fracas[s]o”, dos grupos Clowns de Shakespeare e Teatro de Los Andes
Quando: 15 de março (sexta-feira) e 16 de março (sábado), às 20h – no sábado, a sessão contará com interpretação em libras e audiodescrição
Onde: Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

“Un Buen Morir”, do Teatro de Los Andes
Quando: 18 de março (segunda-feira) e 19 de março (terça-feira), às 20h – a sessão de terça-feira contará com interpretação em libras e audiodescrição
Onde: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (avenida Independência, 75)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: entre 5 e 60 reais, à venda no site do festival e no Living 360° da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681) – de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sexta-feira, 15 a 19 de março de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?