Porto Alegre em Cena traz grupos e artistas internacionais em programação multicultural
As artes cênicas voltam a lotar os teatros da cidade com a segunda etapa do 30° Porto Alegre em Cena. Entre os dias 13 e 24 de março, o festival retorna trazendo grandes grupos e artistas do mundo, em apresentações, performances e cortejos.
A programação conta com oito espetáculos: O Circo Preto da República Bantu, da África do Sul, Fronte[i]ra Fracas[s]o, fruto de uma parceria entre brasileiros e bolivianos, Área Suspensa, do Rio Grande do Sul, Un Buen Morir, da Bolívia, Brenda Lee e o Palácio das Princesas, de São Paulo, O Avesso da Pele, inspirado no premiado romance de Jeferson Tenório, e <Tx[@]be/t_a | |=* Txabeta, de Cabo Verde. Saiba mais sobre as peças no final da matéria.
A segunda parte da 30° edição do festival também apresenta uma programação paralela, incluindo a Mostra Petrobras/Porto Alegre em Cena Zé Celso Martinez Corrêa, que ocorre nos dias 21, 23 e 24 de março, na Cinemateca Capitólio. Com curadoria de Marcelo Drummond, companheiro de Zé Celso por muitos anos, a mostra inclui obras que destacam a trajetória e os trabalhos do Teatro Oficina Uzyna Uzona.
O ciclo Diálogos do Porto Alegre em Cena promove três painéis com inscrições gratuitas que ocorrem entre os dias 14 e 18 de março, trazendo temas como diferentes modos de governança de festivais pelo Brasil, a trajetória do teatro oficina e a importância do teatro de grupo e um painel voltado à Seleção Petrobras Cultural. Já o Ponto de Encontro leva ao Espaço Cultural 512 uma série de apresentações musicais e sarau literário, que pretende reunir artistas, técnicos e público após a programação diária de espetáculos teatrais.
Outra atividade paralela à programação de espetáculos, é o Circuito Evoé, em homenagem à trajetória de dois grandes artistas do teatro que nos deixaram em 2023: Zé da Terreira e Zé Celso. Para produzir montagem de rua durante o festival, serão realizadas oficinas ministradas por grupos teatrais de Porto Alegre e membros do Teatro Oficina, resultando em um cortejo teatral pelas ruas da cidade.
Confira a programação completa aqui.
Conheça os espetáculos da segunda etapa do 30° Porto Alegre em Cena:
O Circo Preto da República Bantu
A montagem que abre a segunda etapa é O Circo Preto da República Bantu, da África do Sul, que expõe o legado violento e vergonhoso dos zoológicos humanos, que foram populares na sociedade ocidental entre os anos 1870 e 1960.
Através desta apresentação ao vivo, Albert Ibokwe Khoza, aclamada performer sul-africana, investiga o efeito do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, como ele se manifesta hoje e como pode ser remediado. Examinando a dor contínua do racismo histórico e presente, a artista cria um espaço para a cura coletiva e uma oportunidade para que a dignidade seja reivindicada. A direção e produção é de Princess Rose Zinzi Mhlongo.
Quando: 13 e 14 de março, quarta e quinta-feira (sessão com Libras e audiodescrição), às 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico)
Quanto: R$ 25 a R$ 60 – ingressos esgotados
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 18 anos
Fronte[i]ra Fracas[s]o
Em parceria inédita entre os potiguares Clowns de Shakespeare e os bolivianos do Teatro de Los Andes, o espetáculo surgiu de um processo de pesquisa e experimentação iniciado na divisa norte entre os dois países para, a partir de então, construir um entendimento sobre o que é a relação não apenas entre esses dois países, mas de todo o continente.
Com direção de Fernando Yamamoto, a peça apresenta um vilarejo fictício e seus habitantes envolvidos em um histórico embate para evitar serem divididos por uma fronteira, numa obra que flerta com tons do realismo fantástico.
Quando: 15 e 16 de março, sexta e sábado (sessão com Libras e audiodescrição), às 20h
Onde: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus)
Quanto: R$ 25 a R$ 60 – à venda no Guichê Web
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
Área Suspensa
O espetáculo Área Suspensa, fruto de uma parceria entre o festival e a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, é uma cartografia dançada das poéticas de relação dos corpos que habitam a capital gaúcha. Um rasgar do tempo e do espaço na busca constante de imprimir identidades plurais em um território munido de complexidades e contradições. Assina a coreografia Gal Martins, da Cia Sansacroma, presente no festival em setembro de 2023 com o espetáculo Vala – Corpos Negros e Sobrevidas.
Quando: 17 de março, domingo, às 20h
Onde: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus)
Quanto: R$ 10 a R$ 25 – à venda no Guichê Web
Duração: 40 min
Classificação indicativa: Livre
Un Buen Morir
Concebido pelo Teatro de los Andes, da Bolívia, Un Buen Morir traz a história de um casal de atores que compartilham seu último café da manhã antes do amanhecer. Mas não é um casal qualquer: ele está morto e ela tem pouco tempo para cumprir um pacto do qual não pode voltar atrás.
Com direção de Elías Cohen e texto de Alex Aillón Valverde, a peça aborda desde um recorte policial e de ficção, a intimidade de um casal que permanece junto até a idade madura e a decisão consciente de morrer.
Quando: 18 e 19 de março, segunda e terça (sessão com Libras e audiodescrição), às 20h
Onde: Teatro CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)
Quanto: R$ 25 a R$ 60 – à venda no Guichê Web
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 12 anos
Brenda Lee e o Palácio das Princesas
O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas apresenta a história de Brenda Lee (1948-1996), chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/AIDS do Brasil.
Considerada referência na luta pelos direitos LGBTQIAP+, a ativista recebe essa homenagem com a montagem do musical, vencedor dos prêmios Bibi Ferreira, de atriz revelação em musicais e melhor roteiro, Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor espetáculo do ano, e Shell, de melhor atriz.
Quando: 19 e 20 de março, terça e quarta (sessão com Libras e audiodescrição), às 20h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico)
Quanto: R$ 5 a R$ 25 – à venda no Guichê Web
Duração: 120 min
Classificação indicativa: 12 anos
O Avesso da Pele
Idealizado pelo Coletivo Ocutá, de São Paulo, com direção de Beatriz Barros, o espetáculo O Avesso da Pele é inspirado no vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário, do escritor Jeferson Tenório.
A peça traz a história de Pedro e seu pai, Henrique, professor de literatura da rede pública de ensino, que para por uma abordagem policial e é assassinado voltando para casa depois de uma das melhores aulas de sua vida. A partir dessa morte, o filho decide resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.
Quando: 20, 21 e 22 de março, quarta (com debate com Jeferson Tenório, diretora e elenco do espetáculo), quinta (sessão com Libras e audiodescrição) e sexta, às 20h
Onde: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon)
Quanto: R$ 15 a R$ 60 – à venda no Guichê Web
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
<Tx[@]be/t_a | |=* Txabeta
A performance multidisciplinar futurística <Tx[@]be/t_a | |=* Txabeta é apresentada por Hevah, primeiro e último ser humano que conduz os participantes numa viagem alucinante através da sabedoria ancestral do Batuku – gênero de música e dança tradicional cabo-verdiana.
Txabeta marca o terceiro capítulo de uma série de solos do bailarino Djam Neguin, que vem pensando sobre a identidade de Cabo Verde com olhar atento às insinuações dos avanços tecnológicos.
Quando: 23 e 24 de março, sábado e domingo (sessão com Libras e audiodescrição), às 20h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico)
Quanto: R$ 25 a R$ 60 – à venda no Guichê Web
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 10 anos
quarta-feira, 13 a 24 de março de 2024