Agenda | Reportagens | Teatro

“Espera”: Cia. Incomode-te celebra 15 anos nos palcos

Change Size Text
“Espera”: Cia. Incomode-te celebra 15 anos nos palcos Foto: Vilmar Carvalho

As comemorações dos 15 anos da Cia. Incomode-te começam com uma montagem inédita que reflete sobre expectativas, incertezas e o próprio fazer teatral. Com dramaturgia de Nelson Diniz, direção de Sandra Possani e atuação de Nelson e Liane Venturella, o espetáculo Espera será apresentado nos recém-inaugurados Teatro Oficina Olga Reverbel Multipalco Eva Sopher (4 e 5/4) e Zona Cultural (14 e 15/4).

No enredo, os personagens Sumô (Liane Venturella) e Serrote (Nelson Diniz) debatem planos de resistência à desocupação do local onde habitam – um espaço que remete a um ferro-velho, mas que se mantém indefinido ao longo da peça.

Foto: Laura Testa

“Minha leitura inicial partiu do que o teatro enfrentou na pandemia e desse lugar de risco constante em que os artistas vivem no Brasil, mas é um texto aberto e metafórico, marcadamente teatral”, conta Nelson. Com mais de 40 anos de carreira, ele já atuou em 27 peças. Como dramaturgo, assina, além de Espera, os textos de O Caminho das Coisas (1991) e Movimentos Sobre Rodas Paradas (2015).

Ao longo dessa trajetória, Nelson também integrou o elenco de 67 filmes (curtas e longas-metragens) e mais de 50 produções para TV. No final de 2022, o ator participou das gravações do longa Barba Ensopada de Sangue, interpretando o pai do protagonista da trama, que é uma adaptação do diretor baiano Aly Muritiba para o livro homônimo de Daniel Galera.

Espera foi desenvolvido durante períodos críticos da pandemia, que marcou a Cia. Incomode-te. Em março de 2020, o grupo havia recém-estreado a montagem de Palácio do Fim. A temporada teve que ser interrompida por conta das primeiras medidas de isolamento contra a covid-19. Em meio à falta de perspectiva de retorno aos palcos, Liane e a produtora Letícia Vieira sugeriram a Nelson a concepção de um novo espetáculo, que se tornaria o texto de Espera, finalizado em maio de 2021 e inicialmente ensaiado de forma virtual.

“É uma trama instigante, e tive muita liberdade para mexer no texto. A peça pode abordar um lugar concreto ou um território de saberes, os personagens podem ser pessoas em situação de rua ou tentando manter o fazer teatral”, sugere Sandra Possani, que retorna ao grupo para dirigir Espera. O trio formado por ela, Liane e Nelson se reúne duas décadas após a peça Aquelas Duas(2003). “Esse reencontro depois de tanto tempo foi um processo muito prazeroso”, completa Sandra.

Liane Venturella, Sandra Possani e Nelson Diniz. Foto: Tom Peres

Liane Venturella destaca o marco de 15 anos da companhia. “Merece uma festa, pois é um aprender a conviver. É difícil permanecer unidos, com as mesmas vontades artísticas, ao longo de tanto tempo”, ressalta a atriz. Ela conta que, durante os momentos agudos da pandemia, o grupo chegou a imaginar uma itinerância da peça para públicos reduzidos em diferentes bairros da cidade. “Estávamos literalmente esperando para saber o que ia acontecer com o país, a saúde e o estado anímico das pessoas, o teatro… Não sabíamos se ainda teríamos espaços culturais”, recorda Liane.

A Espera, contudo, foi recompensada em 2023 com uma pré-estreia no 29º Porto Alegre em Cena, em 21 de março, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, na Lomba do Pinheiro, e agora na programação de dois novos espaços para as artes cênicas em Porto Alegre. “Sempre que isso acontece na cidade, nos dá um impulso de colaborar e unir forças”, empolga-se Nelson.

Foto: Laura Testa

A montagem de Espera tem cenário de Carlos Ramiro Fensterseifer – que também assina a criação dos figurinos com Liane Venturella –, iluminação de Ricardo Vivian, trilha sonora original de Felipe Zancanaro e produção de Letícia Vieira.

A programação de aniversário da companhia inclui uma exposição, a ser realizada no Estúdio Stravaganza, que exibirá esculturas em miniatura criadas por Nelson Diniz utilizando lixo reciclável como suporte. Criadas durante o período de isolamento social, as peças serão leiloadas no evento. O documentário em curta-metragem O Olhar do Artista Não Descansa, com direção de Guilherme Carravetta De Carli, registra o processo.

A Cia. Incomode-te também planeja o lançamento de um documentário sobre a trajetória do grupo a partir de depoimentos já captados pelos realizadores Boca Migotto e Juan Quintáns.

Trajetória

Em 2008, O Gordo e o Magro Vão para o Céu, de Paul Auster, marcou a estreia da Cia. Incomode-te. No ano seguinte, a trupe estreou DentroFora, apresentada em 18 estados brasileiros, com Liane Venturella e Nelson Diniz no elenco e direção de Carlos Ramiro Fensterseifer.

A Vida Dele, terceira e última montagem da trilogia Da Mão para a Boca, estreou em 2015. No mesmo ano, a companhia transformou o estacionamento do Teatro de Câmara Túlio Piva em espaço cênico para a montagem de Movimentos Sobre Rodas Paradas.

Em 2020, a Cia. Incomode-te realizou a primeira montagem gaúcha de Palácio do Fim, da dramaturga canadense Judith Thompson. Em 2021, em parceria com o Projeto Gompa, encenou Derrota, texto do grego Dimítris Dimitriádis inédito no Brasil, com atuação solo de Liane Venturella. 

Ainda em meio à pandemia, o grupo concebeu a instalação multimídia Edifício Cristal, que mescla artes visuais, teatro e música e atualmente pode ser vista na Cinemateca Capitólio.

“Espera”, da Cia. Incomode-te

Quando:
4 e 5 de abril (terça e quarta-feira), 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro Histórico – Porto Alegre)
Ingressos antecipados aqui

Quando: 14 e 15 de abril (sexta-feira e sábado), 20h
Onde: Zona Cultural (avenida Alberto Bins, 900 – Centro Histórico – Porto Alegre) 
Ingressos antecipados aqui

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sexta-feira, 14 a 15 de abril de 2023 | 19h00

Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico, Porto Alegre)

R$ 50

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?