Agenda | Reportagens | Teatro

GRUPOJOGO estreia “Na Solidão dos Campos de Algodão”

Change Size Text
GRUPOJOGO estreia “Na Solidão dos Campos de Algodão” Foto: Alexandre Dill

O GRUPOJOGO estreia o experimento cênico Na Solidão dos Campos de Algodão, neste sábado (17/6), às 20h, no espaço de ensaios do coletivo. Com direção de Alexandre Dill, a montagem é baseada em texto homônimo do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès (1948-1989), abordando temas como solidão, desejo, poder e violência.

A peça é centrada em dois personagens principais, Vendedor e Cliente, interpretados por seis atores e atrizes: Gabriel PontesGuilherme Carniel, Júlia Moreira, Matheus Abreu, Vicente Vargas e Yasmin Souza. A montagem se passa em um ambiente noturno onde ocorrem atividades ilícitas.

“Para o cliente, é difícil admitir o desejo de realizar uma ação ilícita, e ele busca se proteger de sua própria intenção, acusando o vendedor de agir de forma desonesta. Para o vendedor, é importante que o cliente reconheça a sinceridade de seu desejo e abdique da existência ou não de moralidade no ato de compra e venda”, conta Dill.

A montagem incorpora recursos audiovisuais, incluindo textos e imagens produzidos com ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, o Photoshop Beta – que permite a criação de imagens a partir de descrições –, o Aiva – utilizado para criar ambientações sonoras a partir de sugestões – e o Moises – que separa sons de instrumentos e vocais em arquivos de áudio.

Para essa criação avançamos com a nossa pesquisa com tecnologia em cena, desta vez buscando uma utilização um pouco mais ‘crua’, exibindo os mecanismos eletrônicos que utilizamos para criação e trabalhando também no campo do improviso e da performance dentro da criação digital”, explica Pontes, que dirige os elementos audiovisuais da montagem.

“Além do uso de IA, a apresentação também contará com outras tecnologias – câmeras em cena, o software OBS para a produção e transmissão de imagens e uma variedade de microfones, teleprompter e outras ferramentas”, completa.

O texto de Na Solidão… foi uma das inspirações do trabalho anterior do GRUPOJOGO, Prédios Espelhados Matam Passarinhos – relembre a entrevista. “Em Prédios Espelhados…, focamos no universo do trabalho e na influência da tecnologia, especialmente no âmbito do marketing digital contemporâneo, que utiliza os desejos dos clientes e as soluções vendáveis como principais recursos. Já em Na Solidão…, a necessidade e a fonte do desejo se tornam mais abstratas, explorando uma reflexão mais ampla sobre o vazio existencial contemporâneo”, compara Dill.

O GRUPOJOGO retoma uma iniciativa que desenvolvia na Usina do Gasômetro, por meio do projeto Usina das Artes, compartilhando processos de criação passo a passo. Dessa vez, o coletivo apresenta o resultado de um mês de trabalho com o texto de Bernard-Marie Koltès.

O evento do dia 17 de junho é organizado pelo grupo em parceria com o Liverpool Restaurante e o brechó Filhas da Vó e terá comidas, bebidas e outras atrações.

“Na Solidão dos Campos de Algodão”, do GRUPOJOGO

Quando: 17 de junho de 2023
Horário: 20h
Onde: Espaço GRUPOJOGO (rua Santa Cecília, 1538 – Santana – Porto Alegre)
Ingressos à venda no Sympla e no local (uma hora antes do espetáculo)

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sábado, 17 a 17 de junho de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?