Reportagens | Teatro

Porto Verão Alegre 2021 apresenta 25 espetáculos online

Change Size Text
Porto Verão Alegre 2021 apresenta 25 espetáculos online “Os Palhaços de Tchékov”. Foto: Vilmar Carvalho

Com a experiência de um projeto que há mais de duas décadas movimenta os palcos de Porto Alegre em época de veraneio, o Porto Verão Alegre se reinventa na pandemia e convida o público a assistir, em suas casas, a 25 espetáculos, entre os dias 29 de maio e 22 de junho – ingressos já à venda.

“Estamos muito felizes de voltar a entrar em teatros, com todo o equipamento de luz e som, toda a magia de um espetáculo. É muito prazeroso ver essa engrenagem da cultura voltar a funcionar, gerando trabalho para mais de 200 pessoas, com os grupos, a equipe de transmissão e os técnicos sendo remunerados”, conta o ator Rogério Beretta, co-idealizador e organizador do festival ao lado de Zé Victor Castiel.

Assim como tantas outras iniciativas culturais, desde 2020 a organização do evento precisou lidar com incertezas. Planejado inicialmente para os primeiros meses de 2021 – com a expectativa de um possível retorno gradual e seguro às atividades presenciais –, o festival teve que repensar seu formato devido ao agravamento da pandemia em fevereiro. Diante da nova onda de contaminação, o Porto Verão Alegre optou por adiar a realização dos espetáculos para os meses de maio e junho.

As montagens da 22ª edição estão sendo gravadas nos palcos do Theatro São Pedro e do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, com todos os profissionais envolvidos testados previamente e seguindo protocolos sanitários durante os trabalhos. Castiel destaca a atenção dedicada à captação de som e imagens, utilizando quatro câmeras para aproximar os espectadores dos atores em cena. “O resultado é um teleteatro muito parecido com o que a TV Cultura de São Paulo produzia muito bem na década de 1970, só que mais tecnológico”, compara Castiel.

A mescla de linguagens tem agradado os organizadores do Porto Verão Alegre, que apostam no potencial de formatos híbridos para futuras edições, mesmo com a retomada presencial sem restrições nos próximos anos. “Ao nos reinventarmos, descobrimos novas facetas da cultura muito capazes de formar público. Isso é muito positivo. Vamos aproveitar a totalidade dos aprendizados”, afirma Castiel, que ressalta a proposta do evento de oferecer uma programação com ingressos de preço acessível ou gratuitos.

Beretta e Castiel também destacam a possibilidade de ampliar o alcance do festival por meio das transmissões online, integrando ainda mais o interior do Rio Grande do Sul às atividades e chegando ao público que vive em outros estados e no exterior – uma demanda que já está sendo observada pelos organizadores nos dias que antecedem o evento.

Cinco estreias nos palcos

O Porto Verão Alegre 2021, que mantém sua habitual programação eclética que vai do drama à comédia, passando por atrações musicais, terá cinco estreias. Em A Espessura da Vida, de Eleonora Prado, poemas da autora do espetáculo ganham interpretações músico-teatrais da poeta, ao lado de Deborah Finocchiaro e Pablo Trindade.

“A Espessura da Vida”. Foto: Roberta Amaral

Preta no Branco, de Nelly Coelho e Rodrigo Kão, busca abordar com humor crítico questões como o racismo, a homofobia e o feminicídio. Outra comédia que estreia no festival é Curiosa Mente, em que o diretor e ator Oscar Smich revela histórias pouco conhecidas de figuras como Brecht, Duchamp, Goethe e Bob Marley. A pandemia também inspirou espetáculos, como é o caso de Protocolo Sexual Pandêmico, stand-up de Angela Dippe que trata de novos hábitos sociais, higiênicos e sexuais adquiridos desde 2020. Evidenciando a pluralidade do festival, Com Amor – Chico Xavier, de Luis Carlos Pretto, encena causos e momentos marcantes da vida do médium mineiro.

“Frida Kahlo, à Revolução!”. Foto: Lucca Curtolo

Além das cinco estreias, outras 20 montagens integram a programação, incluindo Homens de Perto (Nestor Monasterio), Frida Kahlo, à Revolução! (Daniel Colin), Os Palhaços de Tchékhov (Dilmar Messias) e ainda os musicais Memória Musical – Especial Bob Dylan (Juçara Gaspar), Guri de Uruguaiana e Banda (Jair Kobe) e Beatles em Concerto (Ayres Potthoff, Daniel Wollf e Rodrigo Alquati) – a lista completa de espetáculos, sinopses, horários e oferta de acessibilidade está disponível no site do Porto Verão Alegre. Os ingressos custam R$ 9,90.

Lives nas redes sociais exploram produção artística na pandemia e relações entre arte e psicanálise

Nos perfis de Facebook e Instagram do festival, lives semanais debaterão a produção artística no contexto da pandemia e ainda uma programação infantil conduzido pela atriz Suzi Martinez. O Porto Verão Alegre mantém a parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica na série de lives Div(ã)gando com Arte. O evento promove ainda a oficina “A gente que fez – oficina de teatro e design básico para crianças. A brincadeira como performance”, mediada pela atriz e educadora Lisiane Medeiros.

A 22ª edição do festival também oferece acesso gratuito a espetáculos para instituições de assistência social, escolas e centros comunitários, mediante contato com a organização.

Porto Verão Alegre 2021
De 29 de maio a 22 de junho
Ingressos: R$ 9,90 (não há meia entrada)
Transmissões: gravados nos palcos do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e do Theatro São Pedro, os espetáculos serão exibidos pelo site e pelo aplicativo (disponível para Android e IOs) da plataforma ShowIn.

O 22º Porto Verão Alegre tem a apresentação de Ministério do Turismo, Lei de Incentivo à Cultura e Vero; patrocínio de Corsan, Banco DLL, Sulgás, Zaffari e Grupo RBS; apoio de BRDE, Mesasul, Panvel e Bravo; realização de Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Mais informações no site do festival

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?