Reportagens | Teatro

Projeto Gompa estreia peça “Instinto”, vencedora do prêmio norueguês Ibsen Scope

Change Size Text
Projeto Gompa estreia peça “Instinto”, vencedora do prêmio norueguês Ibsen Scope Foto: Laura Testa

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa será palco da estreia do espetáculo Instinto, do coletivo gaúcho Projeto Gompa, nesta quinta (18/5) e sexta-feira (19/5), às 20h, integrando a programação do 17º Festival Palco Giratório Sesc. Com direção de Camila Bauer e dramaturgia de Giuliano Zanchi, a peça baseada na obra Brand, de Henrik Ibsen (1828 – 1906), recebeu em 2022 o prêmio Ibsen Scope, voltado a montagens de obras do dramaturgo norueguês.

Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, Instinto combina fragmentos de textos do autor norueguês e discursos de lideranças políticas brasileiras. “A obra de Ibsen dialoga com questões ainda não resolvidas da nossa sociedade e da humanidade como um todo, como o conflito entre indivíduo e a sociedade”, destaca Bauer – leia a seguir a entrevista com a diretora do espetáculo.

A peça apresenta os atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz como macacos. Utilizando máscaras de látex, o elenco interage com uma estrutura cenográfica metálica criada por Élcio Rossini, que também assina os vídeos projetados no palco. A narração, acompanhada de diálogos breves, questiona o papel das lideranças na história da espécie humana. 

Liane Venturella lembra da viagem do coletivo a Skien, na Noruega, cidade natal de Ibsen, para apresentar o texto da peça ao júri do prêmio Ibsen Scope. “Os jurados ficaram encantados com a possibilidade de ver Ibsen inserido em outro contexto”, conta a atriz.

“Essa obra é pouco conhecida, mas quem assiste entende à essência dela. Estamos falando de líderes – o personagem Brand é um líder religioso – e o quão perigoso ou salvador isso pode ser. Depende da nossa capacidade humana de fazer escolhas, e isso tem um peso”, completa Venturella.

Nelson Diniz ressalta a trilha original do espetáculo. “A trilha do Álvaro RosaCosta é fundamental, enriquece o caráter performático da concepção e conduz a narrativa. Junta-se a isso a contribuição da Paola Kirst, que estará com o Álvaro no palco com interferências vocais e narrando fragmentos do texto”, destaca o ator.

Foto: Laura Testa

É a segunda vez que o Projeto Gompa vence o disputado edital internacional dedicado à obra de Ibsen. Em 2017, Inimigos na Casa de Bonecas foi contemplado pelo prêmio Ibsen Scope – então chamado Ibsen Awards – e apresentado no Teater Ibsen, em Skien.

Em 2022, 54 projetos de 30 países concorreram, dos quais apenas cinco foram selecionados – além de Instinto, montagens concebidas nos Estados Unidos, no Líbano, na Noruega e na Sérvia. A coordenadora do Ibsen Scope, Hilde Guri, está em Porto Alegre para prestigiar a estreia do Projeto Gompa. “Espero vivenciar essa experiência e fazer parte de uma obra artística contemporânea que discuta a sociedade brasileira. É uma encenação política com o dedo apontado para onde o sapato aperta. Tenho certeza de que teremos uma experiência teatral muito boa”, destaca Guri.

A produção tem trilha sonora original de Álvaro RosaCosta, iluminação e videografia de Ricardo Vivian, cenografia e vídeos de Élcio Rossini, coreografia de Carlota Albuquerque e máscaras de Victor Lopes. Fragmentos da montagem serão encenados na programação da Noite dos Museus, neste sábado (20/5), às 23h, na Cinemateca Capitólio.

Instinto também estará em cartaz de 2 a 4 de junho, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher

Leia a entrevista com Camila Bauer, diretora de Instinto.

Nos conta um pouco sobre a relação do Projeto Gompa com as obras de Henrik Ibsen.
É a segunda vez que recebemos o prêmio Ibsen Scope. Em 2017, fomos contemplados para montar o espetáculo Inimigos na Casa de Bonecas, baseado na obra Casa de Bonecas, e em 2022 recebemos o prêmio adaptar Brand. Como professora de dramaturgia e de teatro, tenho um encanto pela obra dele. A etapa realista da pesquisa de Ibsen buscou formas de abordar, dentro do teatro, a sua sociedade e o momento que ele vivia. Ao ler autores como ele, é importante entender as conexões com o hoje, e elas são muitas. A obra de Ibsen dialoga com questões ainda não resolvidas da nossa sociedade e da humanidade como um todo, como o conflito entre indivíduo e a sociedade.

Como foi a concepção da montagem?
O processo se deu em grande parte na escrita do projeto, com a ideia de abordar o personagem Brand como líder religioso que busca seus ideais de forma obcecada. É uma mistura do Brasil atual com uma obra clássica, mesclando contextos políticos e religiosos e contando essa história de um modo extremamente fragmentado, com teatro, dança, canto, máscaras, objetos cenográficos e vídeos.

Foto: Laura Testa

Como você vê a atualidade da trama?
Há uma atualidade com nossos sistemas políticos, não só no Brasil, mas no mundo todo, em que lidamos com líderes extremistas e massas silenciosas que de alguma forma permitem essas lideranças chegarem ao poder. O conflito entre religião e Estado, presente em muitos países, é algo que nos interessa questionar. Brand é um líder extremista que conduz uma massa em busca de uma salvação para todos os problemas. A sociedade brasileira tem muito dessa busca por um salvador, alguém que nos aponte o caminho, que nos dê uma solução, seja ela política ou filosófica.

Em que medida nossa capacidade de escolha dessas lideranças é baseada em nossos interesses pessoas, enquanto a escolha feita por um grupo de animais é muito mais instintiva e tenta atender aos interesses coletivos de sobrevivência da espécie? Será que nossa capacidade de raciocínio é suficiente para nos colocar em algum patamar superior? Ou ela é apenas diferente em relação às capacidades de outros animais? O que nos caracteriza como Homo sapiens? São questões que a peça procura abordar.

Estreia de “Instinto”, do Projeto Gompa
Data: 18 e 19 de maio de 2023
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência) 
Classificação: 16 anos
Duração: 45 minutos
Ingressos: Em qualquer Unidade Sesc/RS e online neste link, pelo valor de R$20 para os usuários dos cartões Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários, meia-entrada e convênio com a Santa Casa e R$40 para o público em geral. Havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?