Literatura | Notas

Livro revisita a história do circo brasileiro através da trajetória de Albano Pereira

Change Size Text
Livro revisita a história do circo brasileiro através da trajetória de Albano Pereira

O circo brasileiro pode ser uma forte ferramenta para problematizar as questões sociais da arte, cultura e espaço urbano, e uma gaúcha provou isso na mais recente obra lançada pela editora Libretos, da Série Libretos Universidade.

Lara Rocho é artista e professora de dança aérea na escola Circo Híbrido (Porto Alegre). Como historiadora, pesquisou a parte da história do circo no Brasil em sua tese de Mestrado em História Cultural. Seu estudo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019 que, agora, virou livro.

Senhoras e senhores, com vocês: Albano Pereira, seus circos estáveis e o Magnífico Circo Praça! conta a trajetória do artista e empresário português e de seus circos estáveis nas cidades de Porto Alegre e Rio Grande, entre 1875 e 1887.

Lara, além de revisitar o cenário circense brasileiro – passando até mesmo pela atuação da família de Albano Pereira e sua esposa Joanita, criadora do trapézio triplo voador –, também problematiza uma questão social: a modificação dos espaços urbanos passou a restringir o fazer artístico, conforme a autora.

A partir dessa ideia, de que o espaço público é planejado a partir do conceito de “disciplinar e conter o social”, Lara provoca: o espaço urbano é, afinal, um espaço de arte e cultura?

Ainda, com base na pesquisa que se tornou livro, o grupo Circo Híbrido, do qual Lara faz parte, produziu um espetáculo contemporâneo que circulou por 15 praças de Porto Alegre, de modo que os artistas fazem o espetáculo andando.

Em seu livro, a autora apresenta fotos de algumas apresentações e depoimentos dos integrantes da trupe, além de muitas facsímiles de documentos, recortes de jornal, fotografias de família e panfletos sobre o empresário circense Albano Pereira e sua família, que percorreram quase todos os estados do Brasil levando a arte do circo para a população.

Para adquirir o livro acesse aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?