Juremir Machado da Silva

CPERS faz marcha dos aposentados

Change Size Text
CPERS faz marcha dos aposentados Foto: May Iandara/Divulgação CPERS

Em tempos difíceis, lutas justas. O Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS) fez vigorosa manifestação, ontem, terça-feira, no centro de Porto Alegre, em defesa de algumas causas mais do que prementes: contra o confisco dos salários dos aposentados, pela valorização dos funcionários de escola, pelo pagamento integral do piso e em defesa do IPE Saúde público e de qualidade. O tempo passa, certas coisas não mudam. O piso nunca foi pago como piso, mas como menor salário, alcançado com completivos, sem a incidência de todas as vantagens sobre esse valor fixado em lei. Governos fazem malabarismos para convencer que concedem aumentos, quando, na verdade, transferem valores de um bolso do funcionário para o outro, em verdadeiros passes de mágica contábil ou seja lá como isso pode ou deve ser chamado.

Godard, a morte de um gênio

Morreu Jean-Luc Gordad, aos 91 anos de idade. Era um gênio. Fez cinema como poucos. A sua máxima era mínima: fazer filmes inteligentes para espectadores capazes de não considerar a inteligência como algo chato. Para o jornal francês Libération, Godard era o “último utopista do século XX”. O jornal conservador francês Le Figaro deu adeus a uma “lenda da sétima arte”. Para o New York Times, ele foi “um diretor ousado que moldou a nouvelle vague francesa”, mais do que isso, o “cineasta e provocador franco-suíço [que] refletiu radicalmente o cinema e deixou uma influência duradoura no meio”. Godard teve “morte assistida”, ou “ajuda ao suicídio”, na Suíça.  “À bout de souffle”, “Le mépris” e “Pierrot le fou” são três magníficos elogios à paixão e ao pensamento. De fato, não havia mais lugar para um artista como Godard no mundo do Tik Tok. Vale repetir: nunca o cinema mundial foi tão inteligente quanto com Jean-Luc Godard.

O tempo

Carrego meus fantasmas
Dentro de um armário
Entalhado no peito
Eu sou o que tenho feito
Apesar do grande defeito,
De sonhar mais que o pássaro,
Que voa sem fazer cálculos.
Eu sou eu e os meus cacos
Uma caneca de louça sem asa
Uma latinha de pastilhas
Fotos de minhas filhas
Lembranças feito ilhas
De um futuro no passado,
O presente encarcerado,
Lobo depois das trilhas,
O olhar depois das chuvas.

Homens e touros restaurada

Com a presença da secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, do secretário municipal da cultura, Gunter Axt, do diretor do Instituto Unimed-RS, Alcides Stumpf e muitos convidados, foi descerrada uma placa e entregue o restauro da escultura portentosa de Xico Stockinger, Homens e Touros, na Praça Dom Sebastião, em Porto Alegre, na frente do colégio Rosário. Presentes também o médico e escritor Gilberto Schwartsmann, Jussara, filha do escultor, e a restauradora da obra, Verônica di Benedetti.

Verônica, Beatriz Araújo, Gunter Axt e Alcides Stumpf
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.