Juremir Machado da Silva

Vitor Ramil, intérprete do pampa

Change Size Text
Vitor Ramil, intérprete do pampa Foto: Juremir Machado/Arquivo Pessoal
Foi nosso primeiro show depois da pandemia: Vitor Ramil, no renovadíssimo Salão de Atos da PUCRS, uma das melhores salas de espetáculos de Porto Alegre, cantando o pampa nos 25 de anos de seu disco “Ramilonga” e da sua “estética do frio”. Casa cheia: 1600 pessoas para ouvir o cantor mais borgiano do planeta. Ramil, como se sabe, lê a obra do argentino Jorge Luís Borges, musica poemas do monumental escritor e dá à sua música um tom que parece saído de um conto como “O sul”. O show, que se originou de conversas em lives na pandemia de Ramil com Ricardo Barberena, diretor do PUCRS Cultura, foi um sucesso total. Emocionante mesmo. A plateia foi ao delírio.

Ninguém interpreta o Rio Grande do Sul do pampa com mais poesia, sofisticação e profundidade do que Ramil. Eu me arrepio cada vez mais à medida que penso mais na querência. Não deixa de ser incrível que um artista tão modernamente arrojado, cantando, como no caso, a vida rural, o imaginário de um Rio Grande do Sul agropastoril, consiga encantar um público urbano. A explicação deve estar em palavras como talento, sutileza, autenticidade, arte, poesia. Ramil falou durante o espetáculo sobre a sua admiração pelo poeta gaúcho João da Cunha Vargas (1900-1980), de quem musicou todos os poemas, lamentando que ele não tenha escrito mais. João da Cunha Vargas foi um homem simples, de pouca instrução formal, nascido no interior de Alegrete. Glênio Fagundes publicou, em 1981, “Deixando o pago: poesias xucras”, doze poemas desse criador que carregava sua arte na memória e pronto.

No tempo do virtual, Ramil se diz um dos “últimos a ainda criar objetos físicos”. Talvez essa sua metáfora para suspender uma arte que traduz a mais profunda imaterialidade do imaginário, essa força do impalpável como realidade concreta que se afirma sobre o etéreo.

Ao final, o show de Vitor Ramil, que teve disponibilidade para autografar um caderno de notas, acompanhado de um CD, para fãs felizes da vida, teve um necessário momento político, um “Lula lá” estrondoso. Barberena me convidou para abraçar Ramil no camarim. Não fui. Sou tímido. Mas não escondo que fiquei feliz com a mensagem de Ramil me convidando para o show. A primeira vez que ouvi Vitor Ramil ao vivo foi no Teatro da OSPA, na avenida Independência. Um dos porteiros, assim se falava, do teatro era nosso amigo, especialmente dos meus amigos alegretenses, e nos deixou entrar. Éramos estudantes duros e com muita sede. Esse porteiro para nós era Clebinho. Hoje, ele é Cleber Xavier, braço direito do professor Tite na seleção brasileira.

[Continua...]

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.