Conteúdo publicitário

6º Prêmio Aliança Francesa de arte contemporânea

Change Size Text
6º Prêmio Aliança Francesa de arte contemporânea

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea.

A Aliança Francesa Porto Alegre e o Ministério da Cultura apresentam o 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. 

A premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas, promovendo um programa cruzado de residência artística Brasil-França. As candidaturas podem ser realizadas até 24 de outubro de 2023.Neste ano, o prêmio irá contemplar um artista brasileiro e um artista francês para uma residência artística cruzada no Centre Intermondes em La Rochelle (França) e na Casa Iberê em Porto Alegre (Brasil), respectivamente.

Sobre a inscrição

Desde janeiro de 2022, o Centre Intermondes de La Rochelle detém o título de “Centro nacional de investigação e recursos em etnologia” com a temática “Humanidades oceânicas”. Nesse sentido, a instituição busca a criação de diálogos entre artistas e pesquisadores a partir do tema “Humanidades oceânicas”. 
Assim, o interessado em inscrever-se deve apresentar um (01) projeto alinhado à temática determinada pelo Centre Intermondes.
Para se candidatar, é preciso morar no Rio Grande do Sul e realizar a inscrição até 24 de outubro de 2023.

Confira o regulamento completo aqui.

Sobre o prêmio

Entre as candidaturas, um artista será selecionado para ganhar uma residência no Centre Intermondes de La Rochelle, na França, entre os meses de fevereiro e março de 2024. Além disso, o vencedor terá a oportunidade de conhecer e realizar uma exposição com um artista francês que fará sua residência na Casa Iberê, em Porto Alegre, nos meses de novembro e dezembro de 2023.

O prêmio também oferece um valor em dinheiro de R$ 12.000 como remuneração e custeio da estadia na França, passagens de ida e volta, alojamento, uma exposição individual no Centre Intermondes de La Rochelle e uma bolsa de estudos de francês na Aliança Francesa pelo tempo equivalente a um semestre.

O Prêmio de Arte Contemporânea é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Fundação Iberê, Casa Iberê, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.