Conteúdo publicitário

Explorando o passado pelas camadas de tinta: revelações de Pedro Weingärtner

Change Size Text
Explorando o passado pelas camadas de tinta: revelações de Pedro Weingärtner Foto: Cristiane Von Appen

Em ação liderada pela Casa da Memória Unimed Federação/RS, em parceria com a SIDI Medicina por Imagem, obras do artista gaúcho passam por tomografia computadorizada

Por Salus Loch

A Casa da Memória Unimed Federação/RS, em colaboração com a SIDI Medicina por Imagem, realizou na quarta-feira, 21, ação cultural e científica para divulgar a exposição “Pedro Weingärtner (PW) – 170 anos no campo dos olhos”, que tem abertura da visitação no dia 31 de agosto.

Cercados de olhares curiosos, quadros de autoria de PW, um dos maiores pintores gaúchos, passaram por exames de tomografia, que desvendaram enigmas guardados nas obras do artista.

Acompanhada pelos curadores da mostra, José Francisco Alves e Marco Aurélio Biermann Pinto, a atividade, marcada pela dança harmônica entre arte e ciência, permitiu o escrutínio minucioso de duas telas de Weingärtner: “O Namoro” e “Planos de Guerra”, revelando preciosidades contidas nas profundezas das tintas.

A análise pioneira – que integrará a mostra – referendou a autenticidade das criações e a destreza de PW. Ao incorporar os achados da tomografia ao contexto das demais peças escolhidas, a exposição realizada pela Casa da Memória Unimed Federação/RS promete levar os visitantes a um mundo onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira intrigante, enchendo os sentidos com um espetáculo de cores, detalhes e formas.

Foto: Cristiane Von Appen

Saiba mais

A exposição em homenagem aos 170 anos de Pedro Weingärtner na Casa da Memória Unimed Federação/RS apresentará obras inéditas ou não exibidas há décadas em Porto Alegre. O pintor, gravador e desenhista gaúcho é destaque na arte local, juntamente com nomes como Manoel Araújo Porto Alegre e Iberê Camargo. A exposição revela 46 obras, incluindo óleos sobre tela, guaches, desenhos, aquarelas e gravuras. Painéis informativos sobre sua vida e técnica estarão expostos, enquanto o título “PW170A – Weingärtner no campo dos olhos” enfatiza o detalhismo peculiar de sua produção.

A exposição, que tem entrada franca, alinha-se com a missão da Casa da Memória Unimed Federação/RS de divulgar o patrimônio artístico e cultural, expandindo sua série de iniciativas abertas ao público.

Foto: Cristiane Von Appen

Com entrada franca, exposição em homenagem aos 170 anos do nascimento do pintor gaúcho será aberta no dia 31 de agosto na Casa da Memória Unimed Federação/RS.


Fotos de Cristiane Von Appen, assessora de imprensa da Casa da Memória.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.