Matinal News

Agressores de mulheres em Porto Alegre poderão usar tornozeleira eletrônica

Change Size Text
Agressores de mulheres em Porto Alegre poderão usar tornozeleira eletrônica Assinatura do Termo de Convênio do Monitoramento do agressor. | Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Um termo de cooperação assinado na última sexta-feira permitiu com que agressores de mulheres possam ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas. O início da operação contempla Porto Alegre e Canoas, que até agosto receberão um total de 301 equipamentos – o cronograma prevê que todas as regiões do Estado contem com este tipo de medida até outubro do ano que vem. A determinação do uso da tornozeleira partirá de um juiz. A partir dela, a vítima – amparada por uma medida protetiva de urgência – receberá um celular com o aplicativo interligado ao aparelho usado pelo agressor. No monitoramento, se ocorrer aproximação à vítima, o equipamento emite um alerta. Caso o agressor não recue e ultrapasse o raio de distanciamento determinado pela medida protetiva, o aplicativo mostrará um mapa em tempo real e alertará novamente a vítima e a central de monitoramento, assim como a guarnição mais próxima da Brigada Militar.

Registros diários – O RS teve uma queda no número de feminicídios em abril, o que também ocorreu na Capital, que não teve nenhum caso deste crime em abril. No entanto, outros delitos contra a mulher cresceram no mês passado seguem uma rotina diária. Somente na Capital, até o dia 30 de abril já haviam sido registradas 1.124 ameaças e 859 lesões contra mulheres, conforme a base de dados da Secretaria de Segurança Pública.


O que você precisa saber hoje

Noite dos Museus lota ruas e espaços culturais de Porto Alegre – Milhares de pessoas curtiram no último sábado a sétima edição do Noite dos Museus, que contou com visitas a 16 instituições culturais, além de diversos shows e performances artísticas. A grande surpresa da programação foi o show da cantora americana radicada no México Julieta Venegas, que movimentou o Centro Histórico no palco instalado na Praça da Alfândega. Em clima de festa, crianças e adultos de todas as idades circularam pela Capital das 19h à meia-noite para acompanhar as apresentações e visitar os acervos e as exposições dos espaços. Mesmo com retirada de ingressos gratuitos pela plataforma Sympla, o público enfrentou fila na maioria dos lugares. Neste ano, cinco instituições culturais vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) ficaram de fora do roteiro.

Coleta de lixo é normalizada em Porto Alegre após 10 dias de transtornos – Até a última sexta-feira, os contêineres de lixo da região central da cidade estavam transbordando, com sacos de lixo acumulados ao redor dos equipamentos desde o dia 10 de maio. Agora, o serviço de coleta domiciliar está praticamente normalizado, conforme mostrou reportagem de GZH. A empresa encarregada do serviço alegou que vinha tendo problemas com os caminhões que transportavam o material. Na quinta-feira, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que a coleta deveria ser normalizada até hoje, caso contrário a prefeitura lançaria uma licitação emergencial para que outra empresa cumprisse a demanda. No início da tarde de domingo, a maioria dos contêineres estavam vazios, sem o acúmulo de lixo das últimas semanas.

Em estudo, CNI recomenda PPP e investimentos de 7,76 bilhões no transporte metropolitano de Porto Alegre – Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (leia em pdf) estimou que a Região Metropolitana de Porto Alegre demanda 7,76 bilhões de reais em investimentos em infraestrutura para mobilidade urbana até 2042. A avaliação do levantamento é de que há necessidade da ampliação das malhas metroviária e ferroviária na Capital e cidades do entorno. Ouvido por GZH, o secretário do Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, considerou o investimento “modesto” levantado em conta a representatividade econômica e populacional, mas ponderou que modais metroviário e ferroviário requerem “aportes robustos”, defendendo a participação de Estado e União na entrada desses recursos. Em nível nacional, a CNI fez o estudo considerando 15 regiões metropolitanas. O órgão, que projetou em 295 bilhões de reais o montante necessário para as áreas pesquisadas, defende a realização de Parcerias Público-Privadas para a viabilização da verba, além da criação uma estrutura de governança e gestão do transporte em nível metropolitano, dentre recomendações.


Links

  • O odontólogo e servidor Fernando Ritter é o novo secretário municipal de Saúde, substituindo Mauro Sparta. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre na sexta-feira. 
  • Sem ver a campanha de vacinação engrenar, o Rio Grande do Sul é um dos estados que têm alto número de internações infantis por Síndrome Respiratória Aguda Grave, alertou a Fiocruz.
  • A propósito, apenas no sábado 318 pessoas com sintomas respiratórios foram atendidas nas unidades de saúde abertas como medida a desafogar atendimento em emergências da Capital, que seguiam lotadas no domingo.
  • A Prefeitura ampliou 43 viagens em três linhas de ônibus: Bonsucesso, Pinheiro e Rubem Berta. A adição será realizada em dias úteis a partir de hoje.
  • A OAB-RS definiu a lista sêxtupla para o cargo de desembargador do TJRS. Nesta fase da votação, foram eleitos cinco homens e uma mulher. Conforme reportagem do Matinal, entre os 22 inscritos da primeira seleção, apenas uma candidata era negra.
  • A base de dados do RS referentes ao Censo 2022 será concluída em 28 de maio. Os dados oficiais do Censo em todo o Brasil serão divulgados em 28 de junho.
  • Anunciado pelo Governo Federal, o plano de retomada de obras em escolas vai contemplar  102 empreendimentos no RS. 
    Estão abertos 25 concursos públicos no RS, com mais de 700 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Juremir Machado da Silva

Acertos e erro de Lula no G7

O presidente Lula brilhou no G7. Conversou com todo mundo. Ninguém lhe virou a cara. Não ficou encurralado num canto, nem comeu miojo. Apareceu sentado ao lado de Joe Biden como dois amigos de infância. Fez política internacional de alto nível. Em dois discursos, meteu dedos nas feridas na ordem internacional dominada pelos ricos. Em primeiro lugar, mostrou o absurdo de um conselho de segurança da ONU ainda restrito a cinco países como produto da Segunda Guerra Mundial. Além disso, revolveu as contradições dos donos mundiais do poder, sempre tão seletivos, rápidos para agir em alguns países e lentos em outros. Qual erro de Lula em Hiroshima? Não ter se unido de forma definitiva aos que condenam taxativamente a Rússia pela invasão da Ucrânia e adotam medidas contra o imperialismo de Vladimir Putin.

Confira na coluna.


Você viu?

Iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Cozinha Solidária precisa de ajuda. O projeto serve, em média, 250 marmitas por dia no número 608 da Avenida Azenha. Na hora da distribuição do almoço, a preferência é das mulheres, crianças e pessoas com deficiência; depois é a vez dos homens. Durante uma hora são alimentadas pessoas em situação de rua, aposentados, trabalhadores informais, entregadores, ambulantes e famílias em situação de vulnerabilidade. A cozinha da capital foi inaugurada na pandemia e faz parte de uma rede presente em mais de 30 cidades espalhadas pelo país. Você pode fazer uma doação aqui.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.