Matinal News

Apoiador de Bolsonaro, Sossmeier presidirá a Câmara em 2023

Change Size Text
Apoiador de Bolsonaro, Sossmeier presidirá a Câmara em 2023

Pastor evangélico e vereador em segundo mandato, Hamilton Sossmeier (PTB) vai ser o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2023. Neste ano, ele chegou a ser secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, cargo que deixou em julho, com reclamações à estrutura da pasta. Na Câmara, antes da passagem pela gestão estadual, ele subescreveu projeto proibindo o uso de linguagem neutra nas escolas e, em setembro, votou a favor da homenagem a Olavo de Carvalho em uma rua da Capital. Além de representar o Legislativo municipal legalmente, o presidente também é responsável pela execução de projetos administrativos e por presidir as sessões plenárias. Sossmeier irá suceder Idenir Cecchim (MDB) no cargo. Ao lado dele, Moisés Barboza (PSDB) vai ser o 1º vice-presidente, e Cláudia Araújo (PSD) a 2ª. Eleita por unanimidade, a nova Mesa Diretora da Casa ainda conta com Alvoni Medina (Republicanos), Airto Ferronato (PSB), Lourdes Sprenger (MDB) e Aldacir Oliboni (PT). A posse para o mandato de um ano será em 2 de janeiro. Sossmeier projetou um “ano para baixar os ânimos” depois de “uma eleição polarizada” – da qual ele participou com posts apoiando Bolsonaro e pregando que “cristão não faz o L”.

Conselho Municipal critica orçamento para 2023

Um relatório do Conselho Municipal da Saúde de Porto Alegre apontou que os recursos previstos para a área no orçamento de 2023 são insuficientes e não cobrem nem as despesas já contratadas. A GZH, o CMS afirmou que a falta de recursos “inviabilizará o atendimento mínimo das necessidades em saúde”. A Secretaria Municipal da Saúde da Capital enviou nota ao jornal e não contestou os números apresentados, mas garantiu a continuidade dos serviços, além de citar a possibilidade de “suplementação orçamentária”. A pasta salientou que a alocação de recursos corresponde a 17,2% das Receitas de Impostos e Transferências Constitucionais, “acima dos 15% previstos na legislação”. Crítico à gestão Sebastião Melo (MDB), o CMS também denuncia a perspectiva de desassistência do SUS, em razão do orçamento para a Atenção Básica ser o menor desde 2019. Vice-coordenadora do CMS, Ana Paula de Lima criticou o que vê como uma opção da gestão: “Na prática, significa menos consulta, cirurgia, aumento das filas de espera”.

TJ libera leilão de privatização da Corsan 

Depois de analisar recurso do Governo do Estado, o desembargador do Tribunal de Justiça Alexandre Mussoi Moreira reconsiderou a própria decisão e liberou o leilão da Corsan, previsto para ocorrer na próxima segunda-feira. O ingresso no TJ foi uma das iniciativas do Piratini, junto a uma ação no STF, para tentar reverter o primeiro entendimento, que brecou a privatização atendendo a pedido do Sindiágua. Consultado pelo Jornal do Comércio, o sindicato admitiu surpresa e disse que tentará novamente na Justiça impedir a venda da companhia. Interessados na Corsan terão de desembolsar pelo menos 4,1 bilhões de reais para adquiri-la. A entrega das propostas será hoje. A assinatura do contrato, porém, só poderá ocorrer após o julgamento final do recurso do Sindiágua. Diante da situação, servidores ligados à Corsan avaliam uma possível greve a partir do dia 23


Secretária admite que Prefeitura vai rever concessão do calçadão do Lami

A Prefeitura de Porto Alegre irá modificar a proposta de concessão do calçadão do Lami, prevista no lote 1 do projeto que entrega à iniciativa privada os parques da Redenção e Marinha do Brasil. De acordo com a secretária de Parcerias, Ana Pellini, o edital referente à área do extremo-sul da Capital será reformulado para que os investimentos previstos virem “contrapartida social”.

Hoje o calçadão do Lami está vinculado à concessão da Redenção, de forma que ambas áreas seriam entregues ao mesmo permissionário, que poderia explorá-las comercialmente. Novas consultas e audiências públicas serão realizadas no ano que vem. “Vamos fazer uma segunda proposta”, confirmou ela em entrevista ao Matinal, adiantando que a “minuta será muito alterada” na comparação com a atual, apresentada pelo Poder Executivo em outubro.

Enquanto as mudanças são estudadas, moradores da região se organizam em um coletivo. Aliado ao grupo que atua contra a concessão da Redenção, organizam-se para fazer frente ao projeto. A luta a 40 quilômetros do Centro de Porto Alegre critica uma proposta que, na visão de Felipe Viana, um dos líderes do coletivo, cria “um novo Lami para a classe média”, fugindo à característica do bairro. “É um projeto que não pertence a quem vive no Lami. Não são demandas dos moradores. As nossas são bem mais simples.”

Leia a reportagem completa no Matinal


Outros links:

  • O PT decide amanhã qual posição tomará a respeito da vaga na Câmara que será deixada por Leonel Radde, eleito deputado estadual. O primeiro suplente é Marcelo Sgarbossa, que hoje está no PV. 
  • A Câmara aprovou projeto de lei que reduz taxas para taxistas, além de abrir possibilidade para contratos de publicidade sem intermediação de sindicatos ou associações.
  • Eduardo Cunha da Costa seguirá como Procurador-Geral do Estado no próximo mandato de Eduardo Leite (PSDB). Costa ocupa o cargo desde 2019.
  • O chefe do Serviço de Infectologia do Clínicas, Eduardo Sprinz, estimou que o RS deve enfrentar a atual onda de covid até meados de janeiro. Há alta em casos, internações e mortes relacionadas à doença.
  • O incêndio na Estação Ecológica de Taim já consumiu 2,5 mil hectares. Entre hoje e amanhã são esperadas pancadas fracas de chuva no local, insuficientes para conter o fogo. A região, aliás, registra precipitaçao bem abaixo da média histórica neste mês.
  • Apenas 148 das 212 guaritas das praias e balneários vão estar protegidas por salva-vidas neste final de ano no RS. Segundo a Associação Brasileira dos Salva-Vidas Civis, a diferença entre os efetivos de 2021 e 2022 é de 45%.
  • Juremir questiona o “aumento de mentirinha” que o governo Leite deu ao magistério. Segundo o CPERS, a maioria da categoria continuou recebendo exatamente o que já recebia; o governo apenas passou a pagar como salário o valor de triênios.

Cultura

Agenda (🔒)

Às 20h, a cantora Maria do Carmo CarneirohomenageiaElizeth Cardoso no Sinduscon RS.

Cia Del Puerto apresenta o espetáculo Vivir, às 20h30, no Teatro Renascença.

Dudu Sperb e Michel Dorfman apresentam o showLegrand-Jobim, celebrando os compositores Michel Legrand e Tom Jobim, às 21h, no Espaço 373.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Você conhece o Banco de Sangue Virtual? Plataforma criada em 2017, o BSV conecta doadores a quem precisa de sangue no Estado. É preciso se cadastrar diretamente no site da entidade. Na sequência, os doadores recebem uma mensagem avisando qual o tipo sanguíneo do paciente e em qual hospital ele está internado. O projeto de Ricardo Nunes, natural de Cachoeira do Sul, pretende saltar dos atuais 12 mil voluntários para 249 mil nos próximos anos. Vamos ajudá-lo?

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.