Matinal News

Após pedido de auditoria, Prefeitura promete aprimorar plano de concessão da Redenção

Change Size Text
Após pedido de auditoria, Prefeitura promete aprimorar plano de concessão da Redenção

 A secretária de Parcerias de Porto Alegre, Ana Pellini, disse que a Prefeitura irá “arrumar” eventuais equívocos na proposta de concessão da Redenção, objeto de auditoria solicitada na quinta-feira pelo Ministério Público de Contas (MPC) do RS. Em entrevista à coluna de Rosane de Oliveira, Pellini rebateu apontamentos do MPC, como a inclusão da Redenção e do Calçadão do Lami em um mesmo lote de concessão. Segundo ela, a manutenção da área no extremo-sul de Porto Alegre contaria como uma contrapartida social da concessionária. Quanto aos riscos de inundação pela construção de um estacionamento subterrâneo no parque, Pellini alegou estudos da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento, segundo a qual a obra “não é impossível”, desde que tomados “todos os cuidados”. A secretária acrescentou que não será necessário pedir autorização à concessionária para realizar manifestações políticas e culturais: “O que precisa é o que já tem hoje: o município precisa ser avisado, tem a EPTC, a segurança. O espaço permanece público”. Ontem, o coletivo Preserva Redenção promoveu um “pedalnic”, numa mobilização contra a concessão, na qual também denunciou possíveis cortes de árvores previstos no edital. 

Eventos pagos na orla entram no debate sobre concessão de parques

– A realização de eventos fechados na Orla do Guaíba acendeu o alerta do Coletivo Preserva Redenção, que defende a manutenção do caráter público do Parque Farroupilha. O grupo teme que a concessão do parque acabe restringindo o acesso da população em benefício de empresas privadas. Maximiliano José Limbacher, coordenador do Coletivo, questionou a cobrança de ingressos para jogos da Copa do Mundo no Trecho 1 da Orla: “É uma estrutura colossal colocada em uma faixa exígua da Orla. Tira toda a vista do Guaíba, porque, além das estruturas, colocam tapumes para que ninguém entre. Tudo é cercado”. A jornalista Kátia Suman também mostrou indignação, dias atrás, em seu perfil no Instagram. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) respondeu que a concessão do Trecho 1 da Orla e do Parque Harmonia prevê a realização de eventos fechados, colocando como contrapartida o pagamento de 1,5% da arrecadação anual à Prefeitura. “Permite-se a cobrança de ingresso durante um evento específico, no caso, a Copa. Após o término da Copa, o espaço será novamente liberado e a estrutura desmontada até o próximo evento, sempre de acordo com a avaliação do impacto ambiental da área pública realizada pela Smamus, uma vez que a área permanece pública”. Na coluna de Juremir Machado de sábado, o coletivo dos moradores da Vila Assunção manifestou-se sobre outro efeito colateral dos eventos pagos na Orla: a poluição sonora.

Decisão do TJ suspende leilão da Corsan

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu na sexta-feira o leilão de privatização da Corsan, que estava agendado para o dia 20. A decisão é liminar, atendendo a pedido do Sindiágua, que entrou com ação de nulidade de ato administrativo. Cabe recurso da decisão. O sindicato argumentou ser dever do Estado manter atuação direta no saneamento, com o controle acionário da estatal. O Piratini idealiza a venda completa da estatal. A principal justificativa do Governo do Estado é que a medida possibilitaria o atendimento da Lei Federal que prevê a universalização do saneamento básico até 2033. Em nota, ainda na sexta, o Executivo informou que a Procuradoria-Geral do Estado analisava a decisão para avaliar o recurso a ser interposto. Segundo a jornalista Marta Sfredo, haveria três grupos interessados na compra da Corsan. O revés, ainda que em caráter provisório, foi o segundo do Governo em menos de uma semana no que se trata de desestatizações. Hoje seria realizado o leilão do Cais Mauá, mas este acabou sendo considerado deserto pela falta de propostas. Outro leilão de grande porte previsto ainda para este ano é o do Jardim Botânico e do Museu de Ciências Naturais, agendado para o dia 22

Covid atingiu todas as cidades do RS neste ano –

 Todos os 497 municípios gaúchos tiveram pelo menos um caso de covid-19 ao longo de 2022, conforme mostra este levantamento de GZH, com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde. Em 2021, duas cidades, Ibiaçá e Vista Gaúcha, não tinham tido um registro sequer. O avanço se dá por conta do cenário diferente entre os anos, a partir do relaxamento de medidas protetivas. No entanto, até a manhã de ontem 116 municípios do RS, quase um quarto do total, não haviam tido morte relacionada ao coronavírus neste ano. Com média móvel de casos em expansão há pouco mais de um mês – ontem estava em 3,3 mil por dia, 315% a mais do que duas semanas antes –, o Estado atingiu no sábado a marca de 2,8 milhões de diagnósticos computados da doença, que já provocou 41.330 mortes no RS. Vale lembrar a importância do reforço da vacina, que apresenta atraso no RS: de 9 milhões de pessoas que completaram o esquema vacinal primário (duas doses ou aplicação única), somente 5,7 milhões retornaram para tomar o reforço.

Outros links:


Juremir Machado da Silva

Queda de uma seleção mal amada

E assim, com um contra-ataque bem executado, nós chegamos ao fim. A seleção brasileira caiu quando parecia se elevar à semifinal da Copa do Mundo do Catar. Atacava com a maioria dos seus jogadores quando, faltando cinco minutos para o término da prorrogação, precisava apenas se defender. Há muito que a seleção não provocava tanta controvérsia. Havia, por um lado, uma vontade de torcer, de retomar a amarelinha capturada pelos fascistas, de participar desse sentimento coletivo de amor ao país. Por outro lado, havia resistência a um grupo de milionários comedores de carne folheada a ouro e tendo como principal estrela o atacante Neymar, que sonhava em dedicar seus gols ao estrupício Jair Bolsonaro.

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Êxtase” aborda a anorexia com delicadeza

Foto: Busca Vida Filmes

Êxtase (2020), filme dirigido por Moara Passoni e produzido por Petra Costa, está em cartaz nos cinemas. O longa conta com delicadeza e sensibilidade a história de uma menina que desenvolve anorexia durante 10 anos. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A Fundação Iberê inaugurou no último sábado a exposição Carlos Zilio: Pinturas, celebrando os 60 anos de trajetória do pintor carioca Carlos Zilio.

O artista visual Leandro Selister criou duas novas peças da coleção Mini Poa Colecionáveis, dando forma ao Viaduto da Borges e à Casa de Cultura Mario Quintana.

A cineasta gaúcha Cristiane Oliveira acaba de filmar seu terceiro longa-metragem, Até que a Música Pare, com roteiro selecionado pelo laboratório Talents Script Station, do Festival de Berlim.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Três brasileiras estão entre as 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022, segundo a BBC. São elas: a ativista e jornalista indígena Alice Pataxó, a senadora Simone Tebet, ex-candidata à presidência da República, e Erika Hilton, a primeira mulher trans negra eleita para o Congresso Nacional. Em sua décima edição, o BBC 100 Women faz um balanço do progresso conquistado pelas mulheres em uma década. O aumento do número de líderes femininas pelo mundo e o movimento #MeToo foram apontados como avanços, mas sem deixar de reconhecer que há um longo caminho a ser percorrido. As manifestantes que exigem mudanças no Irã estão representadas na lista. Elas também foram eleitas as “Heroínas do ano” pela revista Time.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.