Matinal News

Basf é responsabilizada por exploração de trabalhadores em Uruguaiana

Change Size Text
Basf é responsabilizada por exploração de trabalhadores em Uruguaiana Trabalho escravo Uruguaiana. (Foto: Polícia Federal)

Previsão do tempo: O início do outono será de calorão. Na Capital, a mínima fica em 22°C e a máxima chega a 35°C.

Com o encerramento da investigação, o Ministério do Trabalho e Emprego concluiu que 85 trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão em lavouras de arroz em Uruguaiana foram explorados pela Basf, multinacional de sementes. A empresa deve depositar 365,5 mil reais como verbas rescisórias para os agricultores.

Os trabalhadores, que atuavam na remoção de arroz vermelho – planta daninha encontrada em lavouras de arroz –, foram resgatados de duas propriedades no último dia 10. De acordo com o MTE, a Basf “detinha absoluto controle e gerenciamento sobre tudo o que acontecia na plantação, incluindo a capacitação e a utilização dos trabalhadores resgatados”. Em nota, a empresa afirmou que “recebeu com surpresa a manifestação”.

O resgate ocorreu menos de duas semanas depois de revelada a exploração de mais de 200 safristas que trabalhavam em vinícolas da serra gaúcha. Após os episódios, na sexta-feira, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o governo do RS assinaram um acordo de cooperação para combater o trabalho escravo. Segundo afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), o objetivo é reforçar as ações de conscientização para evitar que se repitam casos semelhantes no Estado.


O que mais você precisa saber

Ministro anuncia medidas de apoio a pequenos agricultores na Festa da Colheita do Arroz – 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Durante sua fala em Viamão, Teixeira sinalizou uma virada nas políticas de apoio à agroecologia e agricultura familiar. Além de anunciar crédito de apoio para agricultores que sofrem com a estiagem no Estado, também informou que o presidente Lula deve relançar, nos próximos dias, o Programa de Aquisição de Alimentos. A dotação orçamentária inicial deve ser de 500 milhões de reais. O MST entregou ao ministro uma proposta para abastecer cozinhas comunitárias que atendem cerca de 5,6 mil famílias em situação de fome e vulnerabilidade alimentar na capital. O contrato prevê a compra de alimentos produzidos por mais de mil famílias assentadas no RS.

Coletivo cobra diálogo e teme mudanças no edital do Cais Mauá – Integrantes do coletivo Cais Cultural Já e do projeto de extensão Ocupação Cais Mauá Cultural, da UFRGS, estão preocupados com o andamento do processo licitatório que envolve a área, um dos cartões postais de Porto Alegre. As organizações emitiram uma nota na semana passada, cerca de três meses após a primeira tentativa de leilão, que resultou deserto. O grupo reclama da falta de diálogo por parte do Governo do Estado e expressa preocupação com notícias recentes sobre o processo, alegando “risco de perda ainda maior do caráter público e do uso cultural do Cais”. Os movimentos temem que o edital seja alterado para se adequar a demandas da iniciativa privada. Leia mais na reportagem do Matinal.

Brique da Redenção completa 45 anos – Com inspiração nas exposições de San Telmo, em Buenos Aires, e Tristán Narvaja, em Montevidéu, Porto Alegre realizou sua primeira Feira de Pulgas em 1978, reunindo expositores de joias, livros, móveis e outros itens antigos e raros. Quatro anos depois, o evento passou a ocupar o canteiro central da José Bonifácio. Programa clássico dos domingos em Porto Alegre, o Brique da Redenção completou ontem 45 anos. Expositores da feira desde a sua fundação foram homenageados com uma comenda, entregue pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). O aniversário contou ainda com a presença da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, que apresentou um Concerto Campestre para o público.

Outros links:


Juremir Machado da Silva

Morte da crítica

Nada mais velho do que o último artigo sobre a morte da crítica. Morreu mesmo. Hoje, todo crítico é confundido com um hater. É verdade que o hater é um crítico que prescinde de fundamentação. Nem por isso erra sempre. O problema do hater é a perseguição. A crítica morreu com o fim da legitimação inquestionável de uma hierarquia de gostos. Cada um gosta do que gosta e acabou. Não há mais melhor nem pior ainda que todo dia, como no Oscar, saia uma lista dos melhores. Isso quer dizer apenas que determinada obra conquistou mais corações do que outras. Eu odiei Tudo no mesmo lugar ao mesmo tempo. Um dos filmes mais chatos que vi nesta minha vida de já tão expandido andar. Sou velho.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

André Ricardo reflete sobre a ancestralidade de cores e formas ao nosso redor

Foto: Nilton Santolin

O repórter Ricardo Romanoff conversou com o artista paulista André Ricardo, que exibe Da Pintura Necessária na Fundação Iberê. Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a mostra reúne mais de 50 obras em que o pintor apresenta sua investigação sobre visualidades de matriz popular e afro-brasileira. Conheça a exposição.

Agenda (🔒)

A partir das 9h – com transmissão online –, a Cinemateca Capitólio recebe o Seminário DAD 65 anos – Arte e Formação, que celebra o aniversário do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS.

MARGS inaugurou sábado a exposiçãoAcervo em Movimento – Aquisições 2019 – 2022, que apresenta um conjunto de obras adquiridas pela instituição.

Galeria Bolsa de Arte exibe Teoremas, de Maurício Adinolfi, até 29 de abril.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Disputada por skatistas todos finais de semana, a megapista da Orla do Guaíba foi palco para manobras especiais neste sábado e domingo. Na etapa porto-alegrense do Skate Total Urbe, Gabriela Mazetto desbancou o favoritismo de atletas como Rayssa Leal e Pâmela Rosa para conquistar o primeiro lugar na categoria street. A competição, que contou com arquibancadas lotadas, consagrou também a prata da casa: no park feminino, o prêmio máximo foi para Sofia Godoy, gaúcha de 14 anos.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.