Matinal News

Câmara extingue função de cobrador para Prefeitura tentar reduzir tarifa de ônibus

Change Size Text
Câmara extingue função de cobrador para Prefeitura tentar reduzir tarifa de ônibus

Em uma longa e tumultuada sessão, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a extinção dos cobradores de ônibus. A função será reduzida até chegar a zero em janeiro de 2026. Autor do texto, o Executivo justificou que a proposta visa diminuir os custos com pessoal e, consequentemente, a tarifa. Nas contas da Prefeitura, a passagem poderia cair até 75 centavos sem os cobradores – porém não imediatamente.

Reportagem do Matinal foi atrás dos números por trás do projeto, e os dados indicam que cerca de 80% dos usuários hoje usam o Cartão TRI. Além disso, um ano e meio desde que o coronavírus chegou a Porto Alegre, a movimentação de passageiros é cerca de metade do que era em 2019.

Mais do que no usuário do transporte público, a aprovação do projeto impacta diretamente na vida de cerca de 2,6 mil rodoviários que exercem a função de cobrador. Eles formam uma categoria que recebe, em média, 1,6 mil reais por mês, o que motivou a crítica do líder da oposição, Pedro Ruas (PSOL), que definiu o projeto como “desnecessário, cruel, e que não faz a menor diferença na tarifa”.

Após ser sancionada, a ausência dos cobradores começará a se tornar real a partir da não reposição na rescisão do contrato por iniciativa do trabalhador, despedida por justa causa, aposentadoria, falecimento e interrupção ou suspensão do contrato. Ao grupo, segundo a Prefeitura, será dada a oportunidade de reinserção no mercado, a partir de uma parceria com o Ciergs para cursos no Senai.

Em protesto à aprovação e ao projeto de desestatização da Carris, rodoviários realizam ato em frente à garagem da empresa no bairro Partenon desde a madrugada. Conforme acordado com a Justiça, os ônibus vão circular nesta quinta-feira com 65% da frota.

Leia a reportagem completa

O que mais você precisa saber

Vereadora acusa colega de assédio na Câmara – Além do tumulto envolvendo rodoviários e guardas municipais, a sessão de ontem na Câmara de Vereadores foi marcada também por um ato de assédio contra a vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) por parte do colega Alexandre Bobadra (PSL), conforme ela relatou no Twitter. Rodrigues afirmou que entrou com uma representação junto à Mesa Diretora da Casa por infração ao código de ética. Conforme ela, o episódio ocorreu após uma reunião de líderes, sendo que na ocasião Bobadra a interrompeu por pelo menos três vezes. Depois disso, Bruna foi até uma sala para pegar café e ouviu uma frase de cunho machista. Bobadra negou. Ao justificar a série de interrupções no encontro anterior, ele comentou que apenas pediu postura para a colega. 

Piratini vai liberar volta da torcida aos estádios – O Governo do Estado deu sinal verde para a volta do público aos estádios de futebol – que desde março de 2020 estão com as arquibancadas vazias. Para uma primeira fase de flexibilização, o teto será de 2,5 mil pessoas, limitando a 40% da capacidade por setor. Mas ainda não há data para a volta dos torcedores às arenas. O retorno depende da publicação de novos protocolos no Diário Oficial, o que está previsto para os próximos dias. Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman considerou a medida “um primeiro e fundamental passo” rumo à retomada do setor. O Piratini, que pela terceira semana não emitiu novos Avisos ou Alertas, ainda marcou para 1º de outubro a liberação do uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de até 350 pessoas dependendo das regiões. O mesmo não vale para casas noturnas. As decisões, conforme o governo, foram embasadas nos dados da pandemia, tanto os de internações relacionadas à Covid quanto o avanço da vacinação.  

Falta de matéria-prima e alto custo atrasam indústria do RS – Apesar de ter apresentado alta na produção e no emprego no início do segundo semestre, a indústria do Rio Grande do Sul ainda sente os efeitos da pandemia, ilustrados pela escassez e preço elevado de matéria-prima. Segundo pesquisa da Fiergs, faz quatro trimestres que o setor precisa lidar com a falta e o alto custo de insumos. O presidente da entidade, Gilberto Petry, comentou que os reajustes ultrapassaram a barreira dos 100% e, em alguns casos, atingiram os 300%. A complexidade e a quantidade de etapas para a produção aumenta o risco da empresa ser atingida pela crise nas cadeias de suprimentos, conforme Petry. De janeiro a março, 74,4% das companhias mencionaram o problema. O percentual subiu para 75% entre os meses de abril e junho.

Outros links:


Cultura

Costa-Gavras filma a tragédia grega financeira

Califórnia Filmes/Divulgação

O cineasta grego Constantin Costa-Gavras volta ao seu país para falar sobre a crise da dívida da Grécia em 2015, em Jogo do Poder (2019), em cartaz nos cinemas. É o primeiro filme do diretor a respeito de sua terra natal desde o clássico Z (1969). O roteiro, assinado pelo veterano mestre de 88 anos, parte do livro de memórias do ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, chamado Adultos na Sala: Minha Batalha Contra o EstablishmentLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Galeria Ecarta inaugura a exposiçãoColoque-se no Meu Lugar, com obras de Ana Flávia BaldisserottoDaniel CaballeroMaria Helena Bernardes e Newton Nascimento dos Santos

A plataforma Itaú Cultural Play promove a pré-estreia de A Última Floresta, das 19h às 23h, longa dirigido por Luiz Bolognesi com roteiro dele e do líder indígena Davi Kopenawa Yanomami.

À 19h, o professor Luís Augusto Fischer lança o livro Duas Formações, Uma História, em live da Arquipélago Editorial com participação dos professores Guto Leite (UFRGS), Thiago Nicodemo (Unicamp) e Alfredo Cesar Melo (Unicamp). Hoje à tarde, a News do Roger traz uma entrevista com Fischer sobre a publicação, que investiga a historiografia da literatura brasileira.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Belém Novo, Belém Velho, Lami e Vila Nova. Localizados na Zona Sul de Porto Alegre, esses bairros guardam trajetos desconhecidos. São os chamados caminhos rurais, uma opção diferente de turismo pela cidade. Segundo a prefeitura, o município conta com uma das maiores áreas rurais entre as capitais do Brasil: cerca de 8 mil hectares, o equivalente a 16% do território. São mais de mil famílias que fazem da produção agropecuária o seu meio de vida e há ainda 729 propriedades rurais. A Cabanha Costa do Cerro, o Sítio do Mato e a Granja Lia são algumas alternativas para quem deseja fugir do barulho da cidade e fazer um piquenique longe dos parques movimentados da Capital.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.