Matinal News

Carris chega a ter 28 ônibus parados em um dia por falta de peças

Change Size Text
Carris chega a ter 28 ônibus parados em um dia por falta de peças Foto: Alex Rocha/PMPA

Em 7 de dezembro, a Carris começou o dia com 60 carros retidos na garagem depois de terem sofrido pane. Do total, 28 estavam fora de operação por “falta de peça mecânica”, informa um relatório da companhia ao qual GZH teve acesso. A companhia, que está em processo de privatização, culpou uma greve em Minas Gerais pelo atraso no fornecimento de peças. A média de afastamentos costuma ficar em torno de 60, mas o número é maior em períodos de calor, por problemas no ar-condicionado e superaquecimento veicular. Outras situações comuns que levam ao afastamento são “problemas mecânicos”, “reforma de motor” e reparo em “oficina externa”. A frota operante da Carris tem 249 carros. Aliás, no sábado, a prefeitura apresentou novos coletivos para 2024, com dois ônibus elétricos que começam a circular em fevereiro. Além disso, foram apresentados oficialmente 108 ônibus a diesel com o sistema Euro 6, que limita emissões de poluentes – parte deles já circula na cidade desde junho. A nova frota é climatizada e faz parte de linhas operadas pelas concessionárias Nortran e VTC. Vale lembrar que as novidades contrastam com outra medida recente da prefeitura, que ampliou para 14 anos a vida útil dos ônibus que circulam na cidade

Piratini publica decreto com redução de benefícios fiscais – O governo do Rio Grande do Sul publicou decreto com cortes em benefíciosfiscais em caso de veto ao PL de aumento no ICMS. O pacote estipula corte nos incentivos fiscais concedidos a 64 setores produtivos gaúchos; taxação de 12% em todos os itens da cesta básica; isenção ou redução de cálculo do ICMS mediante depósito de 10% a 40% do benefício em um fundo estadual e comprovação de todas as compras de matéria-prima por empresas gaúchas. O decreto passa a valer em abril de 2024 e será revogado se houver aprovação do projeto de lei. A medida já provocou reações na Assembleia: o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) pediu a anulação dos atos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), que se manifestou contra o aumento proposto para o tributo, convocou manifestação em frente à Assembleia Legislativa amanhã, dia em que o PL do ICMS deverá ser votado.

Morre Paulo Moreira, enciclopédia do jazz no rádio gaúcho – Morreu na madrugada de ontem, aos 63 anos, o jornalista Paulo de Andrade Moreira. Internado desde o início do mês no Hospital Dom Vicente Scherer, ele batalhava há quase 20 anos contra um quadro de insuficiência renal. O comunicador marcou época no rádio gaúcho com o programa Sessão Jazz, transmitido também por quase duas décadas pela FM Cultura. Circulou pelos corredores da RBS na produção do Gaúcha Entrevista e apresentando um programa de jazz, tornando-se figura unanimemente querida entre os músicos e apreciadores do gênero na capital e no estado. A GZH, o pianista João Maldonado lamentou a partida do “grande cérebro do jazz de Porto Alegre”. Paulo deixa duas filhas e uma neta.


Reportagem e entrevistas da Matinal

Avanço da construção urbana gera variação de até 20ºC na temperatura do solo da capital

Nos limites de Porto Alegre, é possível caminhar da sombra à brasa no mesmo dia. Uma medição recente, parte de estudo conduzido na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mostra que a temperatura média do solo na capital pode variar até 20ºC de acordo com fatores urbanísticos. 

Citado pelo portal ArchDaily como um dos melhores de 2023, o trabalho de conclusão de curso da arquiteta e urbanista Carolina Cristófoli Falcão cruzou dados sobre o avanço da urbanização na capital com a temperatura superficial do solo – detectando ilhas de calor nocivas à saúde da população.

Entenda: na arborizada zona sul, a temperatura superficial do solo no bairro Lageado é de 27,8ºC, média que chega a 47,3ºC quando se desloca na direção norte, onde estão os bairros Sarandi e Rubem Berta. No mesmo dia, na mesma cidade. Mesmo locais que ficam a 2 quilômetros de distância a diferença é enorme: se a média na região da Rodoviária de Porto Alegre chega a 45.4ºC, no Parque Farroupilha, o registro cai para 35.2ºC.

Em entrevista ao repórter Gregório Mascarenhas, a pesquisadora explicou seus achados e apresentou possíveis soluções para gestores urbanos na missão de diminuir a exposição de seus concidadãos a temperaturas cada vez mais cruéis.

O timing da pesquisa não poderia ser mais adequado: neste domingo, Porto Alegre registrou a segunda maior temperatura do ano, segundo o Inmet. Os termômetros marcaram 38,4ºC, um pouco abaixo dos 38,8ºC observados em fevereiro.


Outras notícias


Juremir Machado

Pacote de final de ano para a educação

O governo de Eduardo Leite fez tramitar na Assembleia Legislativa a passo de ganso um pacote de mudanças para a educação. Foi um rolo compressor. Vai da alteração no processo de eleição das direções das escolas à municipalização do ensino fundamental.

Leia a coluna completa.


Cultura

Tradutor de libras rouba a cena em festivais de música

Foto: Ana Motta

O intérprete de libras Daniel Thorn chamou a atenção do público do cantinho dos telões do Festival Turá, realizado nos dias 18 e 19 de novembro em Porto Alegre. Alana Borges e Marcela Donini conversaram com o tradutor sobre sua trajetória e a arte de passar a emoção de um show musical sem emitir um único som. Leia a matéria.

Agenda

O dramaturgo Caco Coelho lança, às 17h30, no Centro Cultural da UFRGS, o livro Dossiê Rodrigues – A Genealogia (1900-1934), que investiga a obra de Nelson Rodrigues.

A coleção de cartazes Na TáBUA, exibida em bares e espaços culturais nos anos 2000, virou livro, organizado pelo artista Fabio Zimbres e pelo escritor Paulo Scott, que será lançado no Ajeum Panqueca Bar, às 19h, com apresentação da Orquestra Literária, formada pelo trio Flu4nazzo e Paulo Scott.

Praia de Belas Shopping promove shows de Natal do grupo Expresso 25, de hoje a sexta, às 19h30. 

Grafatório Edições lançou Ficções Completas, obra que reúne textos de ficção científica produzidos por Arnaldo Baptista, da banda Os Mutantes, em meados dos anos 1970. 

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Foto: Divulgação

Desde novembro, as fachadas do Bar Ocidente e de um prédio do Centro Histórico expõem obras de Pati Rigon e Mitti Mendonça. As artistas foram convidadas a pintar o espaço urbano pelo projeto Contemporâneas Vivara, que escolhe criadoras para intervir com pinturas e poemas na vista da cidade. A partir da temática “arte, rua e poesia”, os murais foram construídos ao redor de versos da escritora Aline Bei. A obra Encontrava, na brisa da noite, uma alegria pelo que virá, de Pati Rigon (foto), teve como tema a lua.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.