Matinal News

Com chuva, Guaíba volta a subir

Change Size Text
Com chuva, Guaíba volta a subir Área do Cais Mauá ficou toda inundada desde 3 de maio | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul segue em alerta para grande volume de chuvas e pico de cheias. A Metsul chama a atenção para novo repique do Guaíba com a chegada do vento sul, que também vai afetar as condições na Lagoa dos Patos. Ontem, o Guaíba baixou dos 4m pela primeira vez, chegando a 3,82m no Cais Mauá. Na madrugada, subiu a 3,96m, e oscilou para 3,93m às 6h15 de hoje.

STF cobra Leite sobre mudança em legislação que regula APPs

O governador Eduardo Leite e a Assembleia Legislativa terão que dar explicações ao STF sobre uma mudança na legislação ambiental que, na prática, abriu caminho para a construção de barragens e açudes em Áreas de Preservação Permanentes (APPs). O pedido é do ministro Edson Fachin, que analisa uma ação do Partido Verde sobre a derrubada da lei, aprovada em março.

Novo levantamento aponta orçamento contra desastres menor do que o anunciado pelo governo

Após as chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul, o governo estadual reafirmou que 117 milhões de reais haviam sido alocados no orçamento de 2024 para combater desastres naturais. No entanto, um levantamento encomendado pelo PSOL e obtido pelo Repórter Brasil aponta que apenas 10,75 milhões, ou 9%, foram efetivamente destinados à prevenção de desastres, com 640 mil reais gastos até o fim de abril. Detalhes sobre esses valores permanecem desconhecidos devido à inundação das instalações da Procergs. O governo estadual argumenta que os 117 milhões de reais incluem diversos programas, como o Irriga Mais RS e o Volta por Cima, mas não refuta diretamente os dados do estudo. Na segunda-feira, a Matinal publicou que apenas 0,009% do orçamento total do estado foi reservado para a Defesa Civil em 2024, equivalente a 7,6 milhões de reais.

Veja a íntegra da Matinal News desta quinta-feira, 23 de maio.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.