Matinal News

Com pandemia em alta, RS passa das 30 mil vítimas da Covid

Change Size Text
Com pandemia em alta, RS passa das 30 mil vítimas da Covid

A quarta-feira foi daquelas datas com uma marca triste da pandemia no Rio Grande do Sul. Foi quando o Estado ultrapassou os 30 mil óbitos relacionados à Covid-19, isso em 15 meses desde a primeira infecção. O RS tornou-se a quarta unidade federativa do Brasil a passar este número, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com os contágios não controlados e com a redução das medidas de distanciamento, os gaúchos vivem hoje à espreita de um possível novo pico de casos e com 14 das 21 regiões em Alerta por conta do cenário. E o fato de ser o Estado que mais tenha vacinado faz com que haja um rejuvenescimento das vítimas. Em maio, como aponta GZH, o maior número de óbitos ocorreu na faixa etária entre 50 e 69 anos. Antes, a Covid-19 fazia mais vítimas entre idosos com mais idade, que já tiveram a oportunidade de se imunizar contra o coronavírus. Diante deste fato, somado à proximidade do inverno, cautela e precaução não são demais. “As pessoas não devem se expor à toa. A nossa vida ainda não voltou ao normal”, salientou, em entrevista ao Correio do Povo, a infectologista e epidemiologista do Hospital Nossa Senhora do Conceição, Carina Guedes Ramos.

Jovem gaúcho é o primeiro caso do RS com variante peruana – Um jovem de 23 anos, natural de Itaqui, foi a primeira vítima do RS a morrer com a cepa peruana do coronavírus, a C.37 – uma variante de monitoramento, uma classificação abaixo do nível de atenção. Caminhoneiro, ele realizou uma viagem de São Paulo até a Argentina, país onde a cepa está muito presente. O óbito, no entanto, não pode ser atribuído à variação. O motorista estava hospitalizado no Clínicas, em Porto Alegre, mas não resistiu à influência da Covid-19. Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, ainda não há evidência de maior transmissibilidade da C.37 ou que ela provoque o quadro clínico grave da doença. No entanto, o órgão entende que é preciso atenção com a variante, já que ela está presente no Peru, Bolívia e Chile

Mediação que discute aulas presenciais tem primeiro acordo firmado – Após uma série de audiências para a mediação sobre a volta das aulas presenciais, o primeiro acordo foi avalizado sobre o tema, envolvendo os sindicatos do Ensino Privado, dos Professores do Ensino Privado e da Associação de Pais e Mães pela Democracia. O acerto consiste na elaboração de um termo de compromisso voltado para assegurar a segurança de docentes, alunos e escolas. As atividades em sala de aula na rede particular recomeçaram no início de maio, logo após a publicação do decreto estadual. Mais dois encontros ainda precisam ser mediados entre a Prefeitura de Porto Alegre e municipários da educação. 

Museu de Porto Alegre pode ir para a iniciativa privada – Único museu dedicado à história da cidade, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo poderá ser concedido à iniciativa privada. De acordo com apuração do Nonada Jornalismo, a secretária de Parcerias Estratégicas, Ana Pellini, já visitou o espaço com empresários para apresentar o local. O museu está sem uma direção oficialmente constituída desde janeiro – o ex-vice-governador Vicente Bogo foi anunciado pela Secretaria Municipal de Cultura como novo diretor do museu, mas ainda não tomou posse. Seu nome sequer consta no site oficial da instituição. Presidente da Associação dos Amigos do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, João Carlos Salgado de Los Santos, ocupou a tribuna popular da Câmara dez dias atrás para cobrar a preservação do espaço e abrir um maior diálogo com a Prefeitura. Por ora, o histórico solar e seu ambiente ao redor sofrem com depredação e falta de manutenção.

Leilão da CEEE Transmissão é adiado para 16 de julho – O leilão da CEEE Transmissão foi remarcado para o dia 16 de julho pelo governo do Estado. Inicialmente, o processo seria em 29 de junho, mas foi postergado após uma solicitação feita por interessados na companhia. A entrega das propostas está agendada para 12 de julho, sendo que o preço inicial foi estabelecido em 1,6 bilhão de reais. A mudança de datas, segundo o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, dará mais tempo de análise para investidores e aumenta as possibilidades de êxito na privatização. Vendida no final de março, a parte de distribuição da CEEE enfrenta problemas com atrasos na prestação de serviços. Servidores da empresa estão em greve e, dessa forma, há demora no atendimento de pedidos para ligar a energia em imóveis.

Vacina, sim!

Chegou a vez dos residentes em Porto Alegre com 51 anos se vacinarem. Nesta quinta, a aplicação das doses ocorrerá em 12 unidades de saúde, farmácias e no drive-thru da PUCRS. Acesse as informações.

Outros links:

  • Está prestes a tramitar novamente na Câmara um projeto para autorizar um bairro residencial na Fazenda do Arado, no extremo-Sul da Capital. A proposta acarreta riscos ambientais à região, segundo críticos à ideia. 
  • Depois do TJ liberar a cotação eletrônica, a Prefeitura de Porto Alegre republicou o edital para contratação emergencial para o serviço de coleta de lixo domiciliar.
  • O prefeito Sebastião Melo assinou o código de ética e conduta da alta administração e dos servidores. A proposta do documento é combater a ineficiência administrativa e a corrupção.
  • A secretária adjunta da Educação de Porto Alegre, Maria Ângela Gandolfo, deixou o cargo (🔒). A exoneração foi decidida em comum acordo entre ela e o prefeito, segundo a titular da pasta, Janaína Audino.
  • Autor do projeto que institui o homeschooling no RS, o deputado Fabio Ostermann (Novo) saiu otimista pela sanção do texto, após se reunir com o governador Eduardo Leite (PSDB).
  • Leite que, por sinal, confirmou que irá disputar as prévias do seu partido para tentar ser o candidato tucano à Presidência da República no ano que vem.
  • São Leopoldo também passa pela revisão de tarifas do transporte público. O reajuste proposto pelas empresas foi de 49%, elevando o preço da passagem para 6,43 reais.
  • A Sulgás definirá no segundo semestre o parceiro estratégico para fornecimento de gás natural. O prazo deverá ser obedecido porque a entrega do produto começará em janeiro de 2022.

Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

O espetáculo musical Coração de Búfalo será exibido de hoje a sábado (19), às 22h, com direção de Bob Bahlis e elenco formado por Carlinhos Carneiro & A Jóvem TiozinhiceValéria BarcelosAdriana DeffentiDenizeli Cardoso e Thai Ribeiro.

Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados, edição Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina, tem Nei Lisboa como convidado de Deborah Finocchiaro e Roger Lerina, às 20h.

A comédia Homens de Perto encerra temporada com exibições às 18h, 20h e 22h.

Ingressos no site do festival. 
E mais.


Você viu?

Empresário, técnico em mecatrônica, apaixonado por carros e por fazer o bem. Everton Alfonsin, que também é presidente da Ação Social Santa Isabel, está acostumado a usar parte dos lucros do seu comércio para a entrega de cestas básicas em 11 bairros de Porto Alegre, Alvorada e Canoas. Agora, a sua mais recente iniciativa consiste em colocar um ônibus com consultórios adulto e pediátrico para atendimento sem custos nestas mesmas regiões. O time de profissionais que fará os atendimentos será formado por estagiários de cursos de saúde e médicos que atendem no lar de idosos São José, local mantido pela Ação Social Santa Isabel.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.