Matinal News

Com polarização na bancada gaúcha, Câmara aprova arcabouço fiscal

Change Size Text
Com polarização na bancada gaúcha, Câmara aprova arcabouço fiscal Deputados em sessão do Plenário | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por 372 votos a 108, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula. O projeto de lei complementar de controle das contas públicas precisava de maioria absoluta na Casa  257 votos  para seguir em direção ao Senado. O projeto, de relatoria do deputado Claudio Cajado (PP-BA), fixa regras para manter as despesas abaixo da receita a cada ano. Se houver sobras, elas devem ser usadas apenas em investimentos, buscando o desenvolvimento sustentável. A bancada do RS votou de modo polarizado: foram 15 votos a favor, 14 votos contra e uma abstenção. A Câmara ainda tem destaques a analisar à tarde de hoje  depois, o texto será encaminhado ao Senado, por onde passa por duas comissões onde de ir a plenário.


O que mais você precisa saber hoje

Homologada, comissão do Plano Diretor da Câmara ainda não tem data para ser instalada – Após a sua criação tramitar desde março, a Câmara Municipal finalmente homologou os nomes dos 14 vereadores titulares e 11 suplentes que vão compor a comissão especial que irá avaliar o Plano Diretor de Porto Alegre. Os trabalhos do colegiado, no entanto, ainda não têm data para começar no Legislativo – a expectativa era abril. Quando iniciarem, as reuniões devem ocorrer até o fim do ano. Neste mês, a Prefeitura está realizando as oficinas temáticas da revisão do Plano Diretor. As reuniões tiveram início na semana passada e vão até o dia 31, divididas em eixos temáticos. Hoje o tema que será discutido a partir das 18h30 é Mobilidade e Transporte. Os encontros são abertos e há possibilidade de participação online. As inscrições são feitas neste link.

Presidente da CPI do MST, deputado gaúcho será investigado por incentivo a atos golpistas – Deputado federal mais votado do RS na última eleição, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos) será investigado pela Polícia Federal por envolvimento com atos extremistas após as eleições de 2022. A determinação partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, segundo o qual o parlamentar “estaria perpetrando crimes mediante patrocínio e incentivo a atos antidemocráticos, seja em território gaúcho, seja na cidade de Brasília/DF”. Em nota, a assessoria de Zucco afirmou que a investigação é “tentativa de cercear o pleno exercício” da atividade do parlamentar. Zucco é presidente da CPI que investiga invasões de terras por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Ontem, a primeira sessão do colegiado foi marcada por fortes discussões, acusações e socos nas mesas. Outra cena que marcou foi quando Zucco cortou o microfone da deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) quando ela lia a notícia da denúncia contra o gaúcho. Zucco afirmou que o tema “não é pauta da CPI”.

Reativação de hospital no Belém Velho atrasa por conta de processo judicial – A reabertura do hospital Parque Belém vai atrasar. Antes prevista para este mês, depois que o prédio foi arrematado pela Associação Hospitalar Vila Nova, no fim de abril, a reativação da instituição por ora está sem prazo definido. Isso porque o antigo proprietário do local e uma empresa, que alega ter valores a receber, entraram com um recurso para embargar o arremate, o que impediu a associação de tomar posse da área. As partes envolvidas no processo têm até a próxima semana para se manifestar na primeira instância, mas depois a decisão ainda poderá ser alvo de recurso no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A GZH, o diretor jurídico da Associação Hospitalar Vila Nova, Ridan Colognese, disse acreditar que não serão encontradas irregularidades e que, assim, a associação possa assumir o imóvel na próxima semana. A partir disso, volta a ser projetado o prazo de 30 dias. A estrutura está fechada desde 2017 e foi arrematada por 17,4 milhões de reais.


Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

sarauTodas as Cores de Elvira Virgínia, com o músico Frank Jorge e a poeta Dani Espíndola, será apresentado no Bárbaros Cervejas Especiais, às 20h. 

A banda norte-americana Snarky Puppy faz show no Auditório Araújo Vianna, às 21h.

Às 21h, Laura Finocchiaro canta Mulher de Púrpura no Espaço 373.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Porto Alegre ganhou recentemente uma nova e centenária cafeteria. Como assim? Pois o Geração E explica: trata-se do Café da Catedral, um negócio que abriu há cerca de um mês, mas num local de 102 anos de história, o pátio da Catedral Metropolitana. O espaço da cafeteria havia sido usado pontualmente para alguns eventos, mas, em geral, ficava restrito ao clero. Atualmente, o café pode ser visitado de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h. No entanto, a operação está sujeita a alterações em caso de eventos. Eventuais ajustes na agenda são divulgados no Instagram do local.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.