Matinal News

Matinal News: Em reunião tensa, projeto de concessão da Redenção encara forte resistência

Change Size Text
Matinal News: Em reunião tensa, projeto de concessão da Redenção encara forte resistência

A segunda audiência pública que tratou do projeto da Prefeitura que visa conceder o Parque Farroupilha por 30 anos à iniciativa privada encontrou forte rejeição por parte do público presente no plenário Ana Terra da Câmara Municipal. A secretária de Parcerias, Ana Pellini, sequer conseguiu falar, tamanha foi a rejeição do público, que encerrou o encontro de quase três horas aos gritos de “Retira!”. Uma nova reunião, ainda sem data, deverá ser realizada na própria Redenção. Hoje encerra-se o prazo da consulta pública sobre a concessão. Uma das críticas de quem se opõe à proposta é que o link disponibilizado pela Prefeitura recebe apenas contribuições à minuta do edital, sem a possibilidade de se manifestar contrariamente à iniciativa. Na semana passada, esta reportagem do Matinal abordou diversos pontos envolvidos na concessão. 

Governo retifica edital do Cais Mauá, mas mantém armazéns à destinação cultural 

O Governo do Estado efetuou retificações no edital de estruturação imobiliária para a concessão do Cais Mauá, cujo leilão está marcado para 12 de dezembro, em São Paulo. As modificações constam no Diário Oficial do Estado e, segundo o Piratini, resultam de interações e solicitações das empresas interessadas. Apesar das alterações, a cláusula que assegura ao Estado o uso do pórtico central e dos armazéns A e B foi mantida. À sua redação, contudo, foi acrescida a condição de que eventos ali realizados “não comprometam as atividades regulares da concessionária e não prejudiquem os padrões de segurança, qualidade e desempenho dos serviços obrigatórios”.

Porto Alegre tem a quarta maior área urbanizada do Brasil

A região de Porto Alegre tem a quarta maior área urbanizada do Brasil, de acordo com um estudo do IBGE, com dados de 2019. A área urbana na região da Capital foi a terceira que mais cresceu no período entre 2015 e 2019, avançando 172,6 km² no período, atrás apenas de Curitiba e Rio de Janeiro. A pesquisa aponta que a tendência de interiorização das áreas urbanizadas segue, em grande medida, um alinhamento com vias de circulação, como estradas e cursos de rios. No caso de Porto Alegre, seguindo a BR-116. Ainda de acordo com o estudo, Porto Alegre tem a 9º grande concentração urbana no Brasil com maior área de loteamentos vazios, o que, conforme o IBGE, indica uma tendência de aumento de urbanização, que será avaliada em pesquisas futuras sobre o processo de expansão imobiliária.

Coronel da BM defende diálogo como estratégia para retirar golpistas do Centro

Em encontro entre comandantes das Polícias Militares de todo o Brasil com o ministro Alexandre de Moraes, o comandante da Brigada Militar gaúcha, coronel Cláudio Feoli, falou sobre as manifestações antidemocráticas nos arredores do Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre. Segundo ele, os atos têm sido desestimulados sem uso da força. “Como muitos manifestantes são idosos, o diálogo é a palavra de ordem”, disse. Uma das táticas usadas pelas BM é impedir o uso de caminhões de som e colocação de banheiros. Enquanto isso, na Câmara de Porto Alegre, por 17 a 10, foi aprovada uma moção de protesto contra Moraes. O texto foi assinado por dez vereadores de sete partidos diferentes.

Advogada que denunciou listas de boicotes a petistas é agredida 

 Polícia Civil abriu investigação sobre uma agressão à advogada Janaíra Ramos no município de Casca, no Norte do Estado. Ela denunciou a divulgação de listas de boicote a petistas no mês passado e afirma ter sido atacada e ameaçada de morte por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo apurou o G1, o suspeito se apresentou na delegacia da cidade e confessou a agressão antes de ser liberado – ao delegado, ele afirmou que “acabou se excedendo e desferindo um chute” na vítima. A Polícia agora busca imagens de câmeras de segurança e aguarda a realização de exames para verificar a gravidade das agressões. A advogada disse que deve ingressar contra o homem na Justiça, com ações nas esferas cível e criminal. O diretório do PT em Passo Fundo emitiu uma nota de repúdio sobre o caso, classificando o agressor como “líder fascista”.

Outros links:

  • As internações por covid-19 cresceram mais de 150% em uma semana no RS, segundo a Secretaria da Saúde. Mesmo assim a pasta não emitiu Avisos, apenas prepara uma nota técnica pedindo reforço nos cuidados para evitar a transmissão do vírus, como o uso de máscaras em locais fechados.
  • No podcast Direto ao Ponto, do Correio do Povo, o virologista e professor da Feevale, Fernando Spilki fala sobre a nova onda de coronavírus e como o comportamento da população pode aumentar ou diminuir o contágio.
  • Na Capital, boa parte das emergências dos hospitais opera com quadro de superlotação. Segundo o secretário de Saúde, Mauro Sparta, a situação decorre do atendimento a pacientes de fora de Porto Alegre.
  • A SMS ampliou para 3,4 mil o número de exames de ecografia mensais na Capital. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes, já que em outubro cerca de 19 mil pessoas aguardavam por uma ecografia mamária.
  • A Justiça deferiu pedido de liminar da Prefeitura para a desocupação das lojas no Viaduto Otávio Rocha. A decisão dá cinco dias para os comerciantes saírem do local. Caso contrário serão expedidos mandados de reintegração de posse.
  • Mediadores da 13ª Bienal do Mercosul divulgam carta em resposta ao curador da edição, Marcello Dantas, que acusou o grupo de xenofobia. Eles recusaram-se a participar de uma obra de artista alemão que exigia pausas na mediação para que cantassem uma música. Dantas falou que houve “mal entendido”.
  • O Ministério Público cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge (PSD). Afastado em março, ele responde processo envolvendo propina recebida de empresas terceirizadas.
  • Na coluna de hoje Juremir Machado recupera umaviagem com Michel Houellebecq a Patagônia: “Podia-se sentir a melancolia do fim do mundo nem que fosse por estarmos imbuídos até a medula dessa ideia ingênua e turística. Para Michel, o conceito de fim de mundo era simplesmente geográfico”.

Cultura

Agenda (🔒)

Às 18h30 acontece a apresentação do showMáquina do Tempo, de Guto Leite, dentro do projeto Mistura Fina, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

Izolino NascimentoMarguerite Silva SantosMaria do CarmoJuliano Costa e Maria Helena Montier se reúnem em show para homenagearWilson Ney. Às 20h, no Teatro Sinduscon.  

A partir das 20h, na Travessa dos Cataventos, a Casa de Cultura Mario Quintana recebe a performance especial Negra Imperatriz, da Imperatriz Dona Leopoldina. A abertura da noite fica por conta do Grupo Afro-Sul Odomode de Música e Dança.

Pela primeira vez em Porto Alegre, a cantora e compositora mineira Mac Júliaexpoente da cena trap brasileira, traz o Baile da Dona Onça para o palco do Agulha, às 21h. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou a instalação de uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares no largo que leva o nome de um dos símbolos da luta do povo negro no Brasil. O projeto foi apresentado pelo então vereador Alberto Kopittke (PT) em 2015 e resgatado agora pela vereadora Karen Santos (PSOL). A nova estátua vai ser erguida com recursos destinados por emendas parlamentares. Em 2003, uma lei previa que o antigo Largo da Epatur e atual Largo Zumbi dos Palmares recebesse um busto em homenagem a Zumbi.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.