Matinal News

RS chega a 107 mortes; capital registrou 4 nesta semana

Change Size Text
RS chega a 107 mortes; capital registrou 4 nesta semana Porto Alegre enfrenta a maior cheia de sua história | Foto: Giulian Serafim/PMPA

Porto Alegre já registra quatro dentre os 107 mortos pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Depois de os dois primeiros óbitos terem sido confirmados na segunda-feira, o número saltou para quatro ontem. Apesar de a primeira morte na capital ter sido registrada na segunda, apenas ontem à noite o prefeito Sebastião Melo fez menção às vítimas nas redes sociais, citando que havia sido informado de três óbitos. Estado investiga outros dois óbitos e contabiliza ainda 136 desaparecidos e 374 feridos. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais.

Os transtornos devem ter longa duração, em especial na região metropolitana. Análise da MetSul indicou que, ainda que o Guaíba tenha se aproximado do patamar de 5m nesta quarta, seu nível deverá voltar a subir a partir do ingresso de uma frente fria, com vento sul. As rajadas serão sucedidas por chuvas nos afluentes dos rios que desembocam no Guaíba, “com volumes equivalentes a um ou dois meses de precipitação” em quatro dias, sinalizando uma nova elevação semana que vem. O prognóstico de repique da subida do Guaíba é corroborado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Com base nos dados, não há previsão de quando bairros como Sarandi e Humaitá vão voltar a ficar seco.

Leia a íntegra da edição da Matinal News desta quinta-feira, 9 de maio.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.