Matinal News

Decisão monocrática autoriza Piratini a concluir venda da Corsan

Change Size Text
Decisão monocrática autoriza Piratini a concluir venda da Corsan Foto: Corsan/Divulgação

O Governo do Estado está liberado para assinar o contrato de venda da Corsan. Decisão monocrática do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, liberou a conclusão do processo. Ele acatou o pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para suspender uma cautelar que impedia a efetivação da negociação. Dessa forma, o Piratini deve efetuar a assinatura do contrato com a Aegea já nesta sexta-feira. A decisão de Postal, contudo, precisará ser confirmada pelo plenário do TCE – o caso deve ser analisado ainda neste mês. O presidente do TCE afirmou que sua decisão se baseou em manifestação da área técnica do órgão. Enquanto Governo do Estado e Aegea celebraram a decisão, a bancada do PT criticou, lembrando que dois dias atrás o Ministério Público de Contas apontou “elementos utilizados para a composição do valor de venda da Corsan seguiam mal fundamentados”. Por nota, a bancada informou que iria analisar as medidas cabíveis nesta quinta-feira.

Porto Alegre já tem quase metade das linhas sem cobradores – O número de rotas de ônibus sem a presença de cobradores nos veículos da Capital chegou a 197 com a adição da linha T2A nesta quarta-feira. A retirada gradual dos profissionais atingiu 45,7% das linhas e deve crescer um pouco mais ainda neste ano, antes de chegar a sua totalidade, em 2025. A medida vem sendo aplicada ao longo da gestão Sebastião Melo (MDB), com a justificativa de redução no preço das tarifas – a estimativa é ter um desconto de 90 centavos na passagem em 2026. A EPTC já atribuiu a manutenção da tarifa em 4,80 à queda de cobradores até aqui. A saída dos trabalhadores, porém, não é unanimidade entre os passageiros. Usuários ouvidos pelo Jornal do Comércio relataram dificuldades com os pagamentos em dinheiro, entre outras queixas.

Aumento de salário do prefeito volta à pauta da Câmara – O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), pretende colocar em pauta na semana que vem, antes do início do recesso parlamentar, o projeto da Mesa Diretora que propõe o aumento de 62% para o subsídio do prefeito e de 39% para o vice e secretários. Ainda que passe a valer somente a partir da próxima gestão, o atual líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), defende a pauta, considerando, em especial, que o salário dos secretários “é muito baixo” – hoje o subsídio é de 14,2 mil e chegaria a quase 20 mil. O vencimento do chefe do Executivo passaria de 21,4 mil para 34,9 mil. Essa é a terceira tentativa de elevar o salário do prefeito em menos de um ano. No fim do ano passado, o texto foi vetado por um voto. Em maio, uma manobra para acelerar a tramitação acabou frustrada quando duas das comissões da Casa rejeitaram o parecer sobre o tema.


Reportagem Matinal

Office boy assina contratos de 39 milhões de reais com a Prefeitura de Porto Alegre e Governo do RS

No papel, Antonio Garcia é o único dono da SV Apoio Logístico desde fevereiro de 2021. Como sócio-administrador da empresa, Garcia assina um total de 39 milhões de reais em contratos com os governos Melo e Leite para prestar serviços de portaria, limpeza ou manutenção para secretarias, polícias, escolas e fundações – só com a Prefeitura de Porto Alegre, o montante chega a 25,8 milhões.

Na prática, porém, Garcia é office boy da SV e não participa do dia a dia de sua administração, segundo ele mesmo disse ao Matinal por telefone. O repórter Pedro Nakamura foi até a casa de Garcia, localizada na periferia de Viamão.

Uma operação da Polícia Federal deflagrada em 2020 já havia mostrado que a SV faz parte de uma rede de empresas com contratos públicos milionários, e que têm como verdadeiros donos o empresário e pastor evangélico Carlos Serba Varreira, ex-político do Solidariedade, e o advogado Renato Walter, ex-assessor da Assembleia que atuou no setor de “gestão e contratos” do governo de transição de Eduardo Leite (PSDB) em 2018.

Varreira e Walter chegaram a ser presos temporariamente e respondem a processos criminais por usar testas de ferro para ocultar a lavagem de dinheiro público desviado. A investigação do Matinal mostra que eles seguem operando o esquema denunciado pela PF. Os contratos de R$ 39 milhões com os governos Melo e Leite foram feitos mesmo após a operação vir à tona.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • A Prefeitura definiu o modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil e do Trecho 3 da Orla. Com investimentos de 32 milhões de reais, o o plano prevê uma série de reformas e construções, além de 175 vagas de estacionamento no parque.
  • Falando em concessão, o MP fará uma vistoria agora de manhã nas obras no Harmonia. Um inquérito civil foi aberto pela promotora para apurar o caso após o surgimento de denúncias sobre manejo de vegetação.
  • A Prefeitura marcou para 22 de julho, um sábado, o segundo seminário de revisão do Plano Diretor. O evento, no Capitólio, encerrará a etapa de leitura da cidade. A fase seguinte é a de sistematização e proposta.
  • Já tiveram início as obras de limpeza e restauração do futuro Hospital Sinos de Belém, na zona sul. A expectativa é de que a instituição reabra em setembro, com atendimento apenas pelo SUS.
  • Dois cemitérios municipais, na Tristeza e no Belém Velho, passarão por reformas.
  • O RS começou a receber a compensação pelas perdas de arrecadação com o ICMS, medida que tinha entrado em vigor em 2022. A queda bruta estimada pelo governo foi de 5 bilhões de reais – o Estado receberá mais de 3 bilhões.
  • Seis universidades gaúchas estão no ranking da revista britânica Times Higher Education das melhores instituições de Ensino Superior da América Latina. A UFRGS foi apontada como a 6ª colocada no continente e a 4ª no Brasil.
  • Juremir Machado comenta as revelações da Polícia Federal a partir do acesso ao celular do major Cid, faz-tudo de Jair Bolsonaro: “Aos poucos, tudo se sabe: o golpe não era mera narrativa da esquerda”.
  • Nando Gross analisa o confronto entre Inter e River Plate nas oitavas de final da Libertadores da América.

Cultura

O Urso de Chicago

Na soma das partes, The Bear tem linguagem que se aproxima muito do cinema, de um Scorsese, por exemplo, na câmera, atores que sabem muito bem o que estão fazendo e, um dos méritos, exala realismo, porque chefs de verdade dizem o que a série deve mostrar pra ser autêntica. Por tudo isso, eu recomendo, e muito. Leia o comentário de Marcelo Carneiro da Cunha.

Agenda 

O clarinetista Ivan Sacerdote, um dos mais renomados do país, apresenta-se ao lado de Bruno Braga (bateria) e Luiz Mauro Filho (piano), às 20h, no Instituto Ling.

Às 20h, o dançarino de flamenco Gabriel Matias leva o espetáculo Distante à Zona Cultural.

Na Quinta Clássica da OSPA, a orquestra terá regência do argentino Ezequiel Silberstein, às 20h, na Casa da OSPA.

O cantor Edu Berdí apresenta o álbum Quase Paralelas, às 20h, no Theatro São Pedro.

O músico Leandro Bertolo faz o primeiro show do álbum A Flor do Som, às 21h30, no Sgt Peppers.

No lançamento da 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, foi anunciada a criação de uma Orquestra Jovem do Sesc no RS.

Veja a agenda completa


Você viu?

Uma alternativa que pode colaborar para a redução do consumo de plástico está sendo gestada na Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisadora Suslin Raatz Thiel criou uma embalagem biodegradável à base de colágeno e óleos essenciais. A novidade pode evitar contaminações e prolongar a vida de alimentos – e seria muito bem-vinda principalmente sob o ponto de vista ambiental, já que hoje apenas 9% das 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos produzidos anualmente no mundo é reciclado, segundo o Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente. Enquanto materiais plásticos podem levar mais de 400 anos para se decompor, a embalagem desenvolvida por Thiel começa a se desintegrar depois de três dias do descarte. “Pode-se dizer que, em torno de um mês, o filme já teria se misturado com a terra”, revela a pesquisadora.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.