Matinal News

Desmatamento do Pampa cresceu 92% em 2021

Change Size Text
Desmatamento do Pampa cresceu 92% em 2021

O Pampa foi o bioma mais desmatado do Brasil em 2021 em termos proporcionais. Segundo um levantamento da plataforma MapBiomas, a devastação cresceu 92% em comparação a 2020. Foram 2,4 mil hectares desmatados no ano passado, principalmente nos municípios de Pedras Altas e Herval, no sudoeste gaúcho, na divisa com o Uruguai. Ao Sul21, os autores do estudo explicaram que, na Amazônia e na Mata Atlântica, predomina o desmatamento em florestas, enquanto que no Cerrado, na Caatinga, no Pampa e no Pantanal predomina a devastação de vegetação nativa não florestal. Os pesquisadores, no entanto, apontam que esses dados podem estar subestimados, já que é mais difícil detectar o desmatamento de áreas não florestais. Em números absolutos, o bioma mais depredado no Brasil foi a Amazônia, que concentrou 59% da área desmatada no ano passado, cerca de 977 mil hectares – o equivalente a 20 vezes a área de Porto Alegre.

Corte no orçamento das universidades afeta interesse em pesquisa 

O corte no orçamento das universidades federais começa a afetar o interesse em pesquisa. Reportagem da RBS TV mostra que, com redução nas bolsas, a Universidade Federal de Santa Maria registra queda na procura por cursos de pós-graduação. Das 941 vagas nos seus 58 programas, 259 não tiveram inscritos para o próximo semestre. Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM, Cristina Nogueira afirma que o fato do processo seletivo não ser atrativo para novos pesquisadores preocupa, uma vez que acaba comprometendo a geração de ciência e de conhecimento nos próximos anos. Só em 2022, a UFSM deixou de receber 9,3 milhões de reais de recursos. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em três anos, sofreu corte de mais 39 milhões de reais; na Federal de Pelotas, o déficit acumulado entre 2021 e 2022 chega a 16 milhões de reais. Os dados são do Instituto Sou Ciência, que também informa que 53% dos mestrandos e doutorandos do País estão em instituições federais. 

Fragilizados por doenças crônicas são maioria dos internados por covid-19 

Após a vacinação ter diminuído drasticamente a frequência de casos graves por covid-19, o perfil dos internados pela doença em UTIs do RS mudou. Hoje, o coronavírus acomete de forma crítica uma população muito mais vulnerável, idosa e reduzida do que antes, que sofre da sobreposição de doenças crônicas, ainda que muitos tenham suas doses da vacina em dia. Conforme especialistas consultados pela reportagem de GZH, a maior parte dos internados hoje tem três ou mais comorbidades, como hipertensão, diabetes, câncer, cardiopatia, doença vascular, doença reumatológica, imunossupressão ou AVC prévio. A tendência tem sido pacientes serem internados por complicações de suas comorbidades, mas testarem positivo para covid-19 nos hospitais – de modo geral, mortes decorrem da piora destas condições prévias. Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde registrou mais de 4,3 mil novos casos de covid-19 no RS – 25 novas mortes foram notificadas, o que mantém estável a média móvel de óbitos pela doença no Estado.  

PT, PCdoB e PV adiam definição de chapa, e PDT e PSB não chegam a acordo 

O encontro que deve definir uma das candidaturas de esquerda na corrida ao Piratini foi adiado. A federação formada por PT, PCdoB e PV transferiu sua convenção de 24 para 31 de julho, último final de semana para os atos. Além do nome do deputado estadual Edegar Pretto para a cabeça da chapa, o PCdoB apresenta agora a suplente de vereadora Luciane Pereira para vice. Na eleição de 2020, ela, que é dirigente do Simpa, conquistou pouco mais de 3 mil votos em candidatura coletiva. O domingo, 31 de julho, também é a data em que ocorrerão as convenções de PSDB e MDB. Também segue indefinida a possível aliança entre PDT e PSB. As direções nacionais dos partidos encontraram-se ontem com os pré-candidatos Beto Albuquerque (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) para discutir as eleições gaúchas, mas a reunião acabou sem acordo porque Beto não aceitou abrir mão da cabeça de chapa, informa a coluna de Rosane de Oliveira (🔒). O pré-candidato pelo PSB propôs a posição de vice para o pedetista em troca do apoio do PSB ao PDT na eleição municipal de 2024 em Porto Alegre e outras cidades e uma inversão na chapa no pleito estadual de 2026.

Outros links:

  • Após a demolição da casa de Caio Fernando Abreu na segunda, artistas, amigos e fãs do escritor reuniram-se no local ontem para lamentar o ocorrido. Objetivo original do ato era defender a permanência da casa.
     
  • Zaffari e Melnick apresentaram megaempreendimento(🔒) que será erguido em frente à Praça da Encol, na esquina da Carazinho com Nilópolis, em terreno de 10,25 mil metros quadrados. O projeto prevê duas torres residenciais, lojas e supermercado, com previsão de inauguração para 2026.
     
  • Rua da Praia Shopping(🔒) foi colocado à venda pelos proprietários que administram o local. Segundo eles, o fluxo de pessoas diminuiu bastante durante a pandemia. 
     
  • Pesquisa da Fecomércio-RS mostra que 93% das famílias gaúchas possuía algum tipo de dívida em junho. O índice é superior ao mesmo mês do ano passado, quando o percentual foi de 78,6. 
     
  • O MP ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e seu irmão, Luís Augusto Lara, ambos do PTB, por irregularidades na campanha de 2018. Segundo o promotor que assina a ação, “ficou evidenciada uma verdadeira apropriação privada do patrimônio público”.
     
  • A PUCRS tem inscrições abertas para bolsas de licenciatura em pedagogia, letras português e ciências biológicas.
     
  • Jovens de 18 a 29 anos egressos da rede pública podem concorrer a bolsas do programa TECH.JA, capacitação em TI. Ao final do curso promovido por Junior Achievement Brasil, Google e BID Lab, os alunos passam a integrar o banco de talentos das empresas parceiras.
     
  • A FASC está preparando mutirões por região para a atualização do CadÚnico em Porto Alegre. Moradores do bairro Sarandi serão os primeiros contemplados pela ação amanhã. 
     
  • Você também, assim como o Juremir, está se perguntando para que trazer para o Brasil o coração de D. Pedro I? “Fico me questionando: quem quer ver o coração de um homem morto há dois séculos?” Leia a coluna desta quarta-feira aqui.

Cultura

“O Telefone Preto” leva o terror para o subúrbio

Foto: Universal

Baseado em um conto do escritor Joe Hill, filho do mestre do terror Stephen King, o longa O Telefone Preto (2021), de Scott Derrickson, é ambientado no final dos anos 1970 e acompanha as tentativas de um adolescente de fugir do cativeiro de um sádico assassino. O novo título da Blumhouse, produtora norte-americana especializada em horror e suspense, é estrelado por um assustador Ethan HawkeLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A turnê de despedida dos palcos de Milton Nascimento desembarca em Porto Alegre no dia 21 de agosto, às 18h, no Gigantinho – a venda de ingressos começa hoje.

Galeria Ecarta inaugura, às 19h, a mostra coletivaFotografias da Cidade, com curadoria de Andréa Brächer e Walter Karwatzki, reunindo trabalhos de 175 fotógrafos em uma homenagem aos 250 anos de Porto Alegre.

Às 20h e às 21h, no Bar Ocidente, estreia Os Vilões de Shakespeare, novo espetáculo da Escola Casa de Teatro.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Com espaço para inovações de matérias-primas improváveis, a 26ª edição da Inspiramais apresenta novas tecnologias na produção de componentes para as indústrias calçadista, moveleira, de confecção e de bijuterias. A feira começou ontem na Fiergs e exibe novidades como fios de polímeros sintéticos derivados de açúcares da cana e da beterraba. Também chamam a atenção protótipos da Cezário Design e Moda Circular, marca de biojoias que cria acessórios a partir de escamas e resíduos de redes retiradas das praias por artesãos de Tambaba, na Paraíba. O evento vai até hoje e a entrada é gratuita. 

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.