Matinal News

Em campanha na Capital, Lula pede para apoiadores não votarem em Onyx

Change Size Text
Em campanha na Capital, Lula pede para apoiadores não votarem em Onyx

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez campanha em Porto Alegre ontem à tarde. Ele participou de uma caminhada com milhares de apoiadores entre o Largo dos Açorianos e a Praça da Matriz, depois de coletiva em um hotel, quando prometeu tentar regularizar a proposta de salários equitativos para homens e mulheres. Em seu discurso, ele pediu mobilização por menos abstenções no segundo turno e, sem mencionar Eduardo Leite, que o Rio Grande do Sul não eleja Onyx Lorenzoni como governador. O candidato petista falou por cerca de 20 minutos, criticou as políticas de Bolsonaro para a educação e acusou o adversário de mentir “sem ficar vermelho”. Diante de uma massa de apoiadores do PT, Lula também recebeu apoio de servidores estaduais, que estavam na janela do Palácio Piratini acompanhando o discurso. Após a manifestação, Lula seguiu para outros compromissos de campanha. Já Geraldo Alckmin ficou na Capital para participar de um jantar, no qual o governador Ranolfo Vieira Júnior também estava presente.

Clima tenso, ataques e poucas propostas marcam debate na Federasul – Os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) participaram de debate promovido pela Federasul no início da tarde de quarta-feira. O encontro foi marcado pelo pouco consenso e o elevado clima de tensão entre os dois, que falaram a uma plateia composta por representantes do setor produtivo, além de políticos e apoiadores. Tal como no debate da semana passada, na Rádio Gaúcha, os dois não apertaram as mãos no palco da discussão – ainda que tenham o feito na chegada ao prédio, minutos antes. Em meio às farpas, os dois parecem concordar apenas quanto a não aumentar impostos e sobre o rechaço a um pedágio na ERS 118. Antes do segundo turno, Leite e Onyx foram convidados para mais seis debates entre hoje e a próxima quinta-feira. O primeiro dessa série ocorre na Agert, a partir das 9h.

Liminar determina que Stara garanta livre direito ao voto de funcionários  – Uma liminar concedida após pedido do Ministério Público do Trabalho no RS (MPT) impõe oito obrigações à empresa Stara no sentido de garantir o direito dos trabalhadores ao voto sem qualquer direcionamento. A decisão ocorre pouco mais de duas semanas depois que um comunicado da empresa veio a público. Nele, a Stara avisava fornecedores que cortaria até 30% do seu orçamento em caso de vitória de Lula. Pela decisão, a empresa também deverá publicar um comunicado por escrito informando aos empregados que a livre escolha no processo eleitoral é um direito.


O que mais você precisa saber

Servidor invade lojas do Viaduto Otávio Rocha – Enquanto permissionários do viaduto Otávio Rocha negociavam novos locais de trabalho em reunião com o prefeito Sebastião Melo (MDB) na manhã de ontem, um funcionário da Prefeitura, acompanhado de um chaveiro, entrava em lojas do local sem ordem judicial. Segundo os comerciantes, a ação pretende acelerar o início das obras de revitalização do viaduto, cuja ordem de início estava prevista para esta quinta-feira. A Prefeitura nega ter autorizado a invasão e prometeu uma apuração interna dos fatos. No diálogo com o Município, os lojistas buscam serem realocados para o Mercado Público e o assunto voltará a ser pautado em reunião na manhã desta quinta.

Outros links:

  • O reajuste dos novos preços da Área Azul de Porto Alegre foram adiados para o dia 1 de novembro. No entanto, a partir de hoje começa a fase de testes e de orientações para os motoristas.
  • De acordo com a Eletromidia, empresa responsável pela manutenção dos abrigos de ônibus na Capital, nos próximos meses, a cidade deve ganhar 35 paradas de ônibus com placas fotovoltaicas, além de 100 paradas com wi-fi.
  • Oktoberfest da Orla acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Com decoração temática e comidas típicas, o evento foi adiado por conta do mau tempo da semana passada.
  • A obra no quadrilátero central em Porto Alegre foi adiada mais uma vez. De acordo com a prefeitura, ela deve ser entregue antes do Natal. A entrega estava prevista para setembro. 
  • Pacientes e funcionárias do Hospital Divina Providência serão beneficiadas com mamografias gratuitas. Ao todo, o hospital está oferecendo 100 exames.
  • Juremir Machado se propõe a pensar sobre a situação da concessão da Redenção por esses dias: “Se eu fosse economista, tentaria ganhar o Nobel estudando a cabeça de quem só pensa em lucro”.

Cultura

Agenda (🔒)

Às 18h, a Pinacoteca Ruben Berta inaugura a exposição Animalis Imaginibvs: Fabulações e Conexões, de Mauro Espíndola, com instalação sonora do artista Marcelo Armani e curadoria de Adolfo Navas – além de participação do grupo Atmosphæra, formado por Antonio Borges-CunhaMoisés Bonella Cunha Vagner Cunha.

O projeto Caio na Memória Viva promove sarau online, às 20h, reunindo nomes como Amanda CostaArthur de FariaDeborah FinocchiaroLuis Artur NunesMarcos Breta Thedy Correa.

circuito de artes cênicas ATO 2022 começa hoje, às 20h, no Teatro do Sesc, com Mulher Multidão, da performer Maria Rezende, e O Fim do Silêncio, o Eco do Incômodo, da artista Preta Mina

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre realizou a primeira cirurgia com uma mão-robô chamada Cirq na América Latina. O neurocirurgião Arthur Pereira Filho, do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do hospital, conduziu o procedimento, que consistiu na biópsia de uma lesão cerebral de um paciente de 58 anos. Com a ajuda da mão robótica, Arthur diz que a mão age como um “GPS Cerebral”: o primeiro movimento é feito pelo médico, que em sequência aperta um botão para que o robô consiga realizar uma neuronavegação. A partir dessa leitura, o braço consegue se mexer sozinho e localizar o alvo pretendido.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.