Matinal News

Enfermeiro alertou assessores do vice-governador sobre irregularidades no Samu

Change Size Text
Enfermeiro alertou assessores do vice-governador sobre irregularidades no Samu Foto: Cristine Rochol/PMPA

O enfermeiro responsável pela denúncia dos médicos da central estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que descumpriam carga horária, afirmou que o gabinete do vice-governador foi alertado sobre a irregularidade em abril deste ano. Cleiton Félix relata que esteve com assessores de Gabriel Souza (MDB), e que teria sido orientado a formalizar a reclamação através de canais oficiais. 

A assessoria do vice-governador confirmou o encontro, que durou cerca de duas horas, e a recomendação para que formalizasse a reclamação, o que não ocorreu. Nesta semana, o governador Eduardo Leite (PSDB) havia dito que o Piratini não tinha conhecimento das denúncias. 

Para o ex-juiz José Luís Blaszak, especialista em gestão pública, a apuração de situações irregulares não pode estar condicionada à formalização da denúncia. “Não se pode, em hipótese alguma, imaginar que somente serão apuradas situações irregulares se houver denúncias formais. A administração pública não funciona assim”, explicou ao G1. 

A secretária estadual de Saúde Arita Bergmann anunciou que o governo planeja terceirizar o atendimento do Samu, segundo o Sul21, contratando uma empresa para regular as ligações ao 192, mas não deu detalhes de quantos médicos serão terceirizados, quantos substituirão outros profissionais ou integrarão a atual equipe do serviço. O governo estadual anunciou também o afastamento do diretor de regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade.


O que mais você precisa saber

Susepe assume o comando do Presídio Central – Uma solenidade ontem marcou a troca de comando da Cadeia Pública de Porto Alegre, mais conhecida como Presídio Central. O ato encerrou um período de administração da Brigada Militar de 28 anos na instituição, que passa a ser gerida pela Polícia Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A presença da polícia militar no local ocorreu após uma série de rebeliões no Central entre fins da década de 1980 e início de 1990. O plano inicial era que os policiais militares ficassem seis meses. A história é lembrada pelo repórter Humberto Trezzi em sua coluna de GZH. Agora, a troca da guarda é um dos atos previstos para a desativação das antigas galerias e a transferência de apenados remanescentes. Com a saída da BM do Central, cerca de 200 homens e mulheres do efetivo deverão retornar ao policiamento nas ruas. Do lado de fora do evento, representantes dos policiais penais classificados no último concurso, em 2022, solicitavam agilidade nas convocações.

Parlamentares acusam Melo de tentativa de intimidação – Réus em ação judicial movida pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), os vereadores Mari Pimentel (Novo) e Roberto Robaina (PSOL) e o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) consideram a interpelação uma tentativa de intimidação por conta dos trabalhos realizados pela CPI da Smed. Enquanto o prefeito os acusa de difamação, Mari argumenta que dados do sistema de informações do município e reportagens da RBS embasaram o pedido de CPI. Robaina acusou vereadores da base de estarem trabalhando, a mando de Melo, para obstruir a comissão. Gomes cobrou explicações do prefeito. Ontem, em sessão da outra CPI sobre a Smed, controlada por governistas, o empresário Jailson Ferreira da Silva disse que a reunião com o prefeito e os vereadores Pablo Melo (MDB) e Alexandre Bobadra (PL), fora da agenda de Sebastião Melo, foi para apresentar produtos educacionais. O encontro, como mostrou a Matinal, ocorreu oito meses antes da Prefeitura comprar 43,2 milhões de reais em materiais didáticos de uma empresa representada por Silva.

Em meio a críticas de ambientalistas, capital elabora Plano de Ação Climática – Sul21 publicou uma reportagem sobre a elaboração do Plano de Ação Climática de Porto Alegre, que deve ser apresentado pela prefeitura em julho do ano que vem. O projeto pretende estabelecer medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A construção do plano se dá em três etapas – Engajamento e Mobilização; Diagnóstico; e Desenho do Plano de Ação Climática – e atualmente se encontra na segunda fase, que coincide com políticas do Executivo criticadas por ambientalistas, como a retirada de dezenas de árvores do Parque Harmonia. O trabalho leva em conta o inventário de dados de gases do efeito estufa, que indica o transporte como maior emissor desses gases (67%) na cidade, segundo matéria da Matinal.


Outros links:


Carta da Editora

Quem se importa com a democracia?

A última semana serviu para lembrar quem tem e quem não tem apreço pela democracia em Porto Alegre. Depois que a reportagem de Tiago Medina revelou, na sexta passada, a existência do Dia Municipal do Patriota, muita gente correu para revogá-la, o que de fato aconteceu na segunda-feira.

Foi preciso um fiasco nacional para Sebastião Melo se posicionar a favor da democracia. O prefeito teve a oportunidade de fazê-lo quando a lei chegou para a sua sanção em junho. Naquele momento, Melo poderia ter vetado o absurdo de celebrar os atos de 8 de janeiro, mas preferiu silenciar, fazendo o projeto voltar ao legislativo, onde o presidente da casa, Hamilton Sossmeier (PTB), foi obrigado a promulgá-lo. 

Leia a coluna completa de Marcela Donini.


Cultura

“Meretrizes” encena vivências de profissionais do sexo em teatro documental

Foto: Laura Testa

Projeto Gompa estreia nesta sexta-feira (1º/9), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, o espetáculo Meretrizes, que tem como ponto de partida a prostituição feminina no RS. A repórter Geovana Benites entrevistou a diretora da montagem, Camila Bauer, e a atriz Liane Venturella, que ao longo de um ano conversaram com dezenas de profissionais do sexo para a dramaturgia da peça – que tem trilha ao vivo da pianista Catarina DomenicciLeia a matéria.

Agenda 

Hoje
O espetáculo Novos Velhos Corpos 50+ terá sessões hoje e amanhã, às 19h, na VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres

Nós – Cia. de Teatro apresenta a performance teatral Nós, celebrando os 20 anos de carreira do diretor Everson Silva, no Teatro Renascença, de hoje a domingo, sempre às 20h.

O grupo Casa Ramil sobe ao palco do Auditório Araújo Vianna, às 21h, reunindo KleitonKledirVitorIanGutchaThiago e João Ramil.

Sábado (2/9)
Às 17h, a OSPA apresenta a comédia-opereta Os Bacharéis, de Simões Lopes Neto.

A carioca Cia Gente encena o espetáculo Vírgula (Ato nº 1), sábado, às 19h, e domingo, às 18h, no Teatro do Sesc (Alberto Bins).

Os Paralamas do Sucesso fazem show no Auditório Araújo Vianna, às 21h.

A cantora Marta Schneider convida o Café Trio, às 21h, para um tributo à Elis Regina no Espaço 373.

Roberta Sá faz show no Opinião, às 21h.

Domingo (3/9)
Às 16h, a cantora Claudia Quadros é a convidada do Samba do Quintana, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Os Demônios da Garoa cantam no Auditório Araújo Vianna, às 20h. 

Veja a agenda completa


Você viu?

Se você é daqueles que consome produtos orgânicos com frequência, opções não faltam na cidade. Ontem, mais uma Feira Ecológica foi inaugurada, dessa vez no Centro Histórico, em frente à sede da prefeitura. São 10 produtores de Porto Alegre e região, que comercializarão seus produtos nas quintas-feiras, das 8h às 11h. Além dos orgânicos, que são certificados pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana, a feira também contará com a venda de artesanato. Para quem procura alternativas em outros pontos da cidade, o site da prefeitura disponibiliza uma relação de todos os espaços regulamentados, com endereço e horário de funcionamento. As mesmas informações também podem ser encontradas sobre feiras modelo e mercadão do produtor.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.